Associação Médica promove palestra sobre o Curso de Medicina da Unifal

Varginha será parceira da Unifal na implantação do Curso de Medicina

 Canon 2 304 Canon 2 309

Aconteceu na sexta-feira (17), às 20h, a apresentação do projeto político pedagógico do Curso de Medicina (Ensino Público de Medicina) da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), promovido pela Associação Médica de Varginha, em sua sede na Av. Rio Branco. Autorizada pelo MEC- Ministério da Educação, a Unifal estará ultimando os detalhes para a implantação do curso de Medicina em Alfenas, já a partir de 2014, cujo curso terá extensão em Varginha. Assim, desde o início do curso, já no primeiro período do curso – são 12 períodos de 6 meses – os alunos iniciam a aprendizagem nos estágios, e posteriormente nas residências médicas, inclusive em Varginha.
Aliás, segundo o Prof. Geraldo José Medeiros Fernardes, Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da Unifal, os aluno terão praticamente só estudos presenciais nas unidades básicas de atendimento à saúde de Alfenas e da cidade conveniada, no caso, em Varginha. O curso de Medicina não será nos moldes tradicional dos atuais cursos acadêmicos. O curso não se restringirá somente no aprendizado em salas de aulas, mas principalmente será todo ele embasado na prática, no campo de trabalho – nas unidades de saúde.
O que é o Ensino Público de Medicina – Autoridades e entidades médicas brasileiras têm discutido e valorizado as faculdades de medicina públicas, estaduais e federais, incentivando o ensino com excelência em qualidade e atendimento à população. A integração docente e discente com os usuários do SUS- Sistema Único de Saúde, além das pesquisas médicas, têm trazido melhorias consideráveis na assistência médica à população em todos os seus níveis sociais, mas principalmente para a população mais carente.
Por que Varginha – Varginha possui uma estrutura hospitalar que conta com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, e mais a UPA, as Unidades Básicas de Saúde (UBS). É polo regional na assistência médica sendo referência em diversas especialidades com destaque para nefrologia, cirurgia geral, oftalmologia, neurocirurgia, com Centro de Oncologia e Cirurgia Cardiovascular reconhecido.
De acordo com o presidente da Associação Médica e vereador, Dr. Armando Fortunato Filho, autor do requerimento aprovado pela Câmara, uma faculdade de medicina pública fomenta mais recursos financeiros do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para pesquisas, cursos de extensão e novas tecnologias. “Este é um sonho que há muitos anos os nossos colegas e a nossa cidade vêm alimentando e com a vinda da Unifal, diversas disciplinas médicas e também pós-graduações (Residências Médicas) tornarão realidade em nossa cidade”, diz Dr. Armando.
Para o Prof. Geraldo José Medeiros Fernardes, Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da Unifal, a escolha de Varginha para fazer parte do projeto pedagógico é por ser a cidade de maior porte próximo ao campus sede de Alfenas e pela sua estrutura na área de saúde. “A grande população e estrutura de Varginha e o fato de já termos um campus da Unifal  na cidade influenciou diretamente na nossa escolha para este projeto”, afirma.
A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA, foi fundada no dia 3 de abril de 1914 e em 2005 foi transformada em Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Sobre Assessoria