AMV promove reunião com representante do SAMU

06012015_Samu 5Na terça-feira (6/01/2015), a Associação Médica de Varginha (AMV) promoveu um encontro para tratar sobre o funcionamento, atendimento, objetivos e atribuições do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192, para os médicos e profissionais da área de Saúde. Também estava presente o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro que acompanhou a reunião junto dos vereadores: Adilson de Oliveira B.Boy Pé de Chumbo, Dr. Adilson Rosa, Joãozinho Enfermeiro e Reginaldo Tristão.  O secretário Municipal de Saúde, José Antônio Valério também esteve presente.

06012015_Samu 15O encontro aconteceu através da iniciativa do médico e vereador Dr. Armando Fortunato Filho e do presidente da AMV, Dr. Alberto Severo de Paiva Filho. Para o Presidente da entidade, “a Associação Médica está de portas abertas para a discussão de assuntos referentes à Saúde do Município”.

O supervisor administrativo Samu/Cissul, Jovane Ernesto Constantini, explicou que, com 153 cidades integrando a Rede, este será, sem dúvida, o maior Samu do País. Nestes municípios, incluindo áreas rurais e estradas, assim que o número 192 for discado a ligação cairá na central de Varginha. Um médico chamado “regulador” vai atender e encaminhar a melhor solução para o caso. As soluções possíveis seriam resolver o problema no local, se possível, ou encaminhar para um dos 29 hospitais conveniados.

Apenas dois hospitais foram classificados como polivalentes, ou seja, podem tratar de qualquer tipo de emergência: Santa Casa de Misericórdia, de Passos, e o Hospital Samuel Libâneo, de Pouso Alegre. Em Varginha há dois hospitais credenciados. O Hospital Bom Pastor, para onde serão levados acidentados com suspeitas de fraturas. Para o Hospital Regional do Sul de Minas serão levados pacientes com suspeitas de infarto ou acidente vascular cerebral.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal e se propõe a socorrer a população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

Considerado o maior serviço desse tipo do País, SAMU 192 do Sul de Minas vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo uma população de cerca de 4 milhões de pessoas dos 153 municípios. A central fica em Varginha.

 Até o momento, não há uma data para o inicio do funcionamento do Samu.

Sobre Assessoria