AMMG: Encontros trabalham a superação do luto

AMMG Encontros trabalham a superação do luto

Em março e abril, Grupo de Atendimento a Enlutados promove reuniões para a troca de vivências entre pessoas que perderam entes queridos. Inscrições gratuitas

Grupo de Atendimento a Enlutados (GAL)

Datas: 7, 14, 21 e 28 de março / 4, 11, 18 e 25 de abril   Horário: 19h30 às 21h

Local: Sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) – Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte

Inscrições e informações: (31) 3247 1616, com Cristina

Uma das mais cultuadas escritoras brasileiras, Clarice Lispector, em um de seus poemas no livro ‘Aprendendo a viver’, diz: “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver, apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente”. O poema, de acordo com as coordenadoras do Grupo de Atendimento a Enlutados (GAL), Mariel Paturle e Júnia Drumond serve para uma série de reflexões propostas durante as dinâmicas promovidas pelo grupo.

O GAL, criado pela Sociedade de Tanatologia de Minas Gerais (Sotamig), com apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), oferece durante os meses de março (7, 14, 21 e 28) e abril (4, 11, 18 e 25), sempre às terças-feiras, de 19h às 21h, na sede da AMMG, encontros abertos ao público e voltados às pessoas que vivenciaram alguma perda há pelo menos dois meses. Necessária inscrição prévia.

Para a coordenadora do GAL, a psiquiatra Mariel Paturle, os encontros contribuem para o processo de elaboração do luto. “O objetivo é criar uma rede de apoio para compartilhar experiências, externar suas dores, trabalhar a perda de um ente querido e reconquistar a alegria de viver”, afirma Paturle. Segundo a especialista, por meio desse trabalho é possível que os enlutados amenizem o sofrimento, dando novo sentido às suas vidas.

Nos encontros são utilizadas técnicas de harmonização, relaxamento, respiração, visualizações criativas, técnicas projetivas, além de informações importantes e uma série de dinâmicas que visam minimizar o sofrimento da perda, ajudando as pessoas a não esquecerem seus mortos, mas sim, a achar um lugar para eles em sua vida. “A Tanatologia nos ensina que refletir e falar sobre a morte é refletir e falar sobre a vida. Aprender a lidar de forma mais natural com as perdas no ciclo vital pode trazer uma melhor qualidade de vida e uma ressignificação de valores cultuados por nossa Sociedade”, completa Drumond.

As reuniões são abertas ao público. As vagas estão disponíveis e serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações: (31) 3247 1616 ou www.sotamig.com.br.

Sobre Assessoria