AMV e a Oncominas realizam palestra sobre Sedação Paliativa

Palestra 1Palestra 2Palestra 3Na quinta-feira (15/10), aconteceu na sede da Associação Médica de Varginha (AMV) uma palestra sobre “Sedação Paliativa: Considerações Gerais, Indicações e Técnicas”, ministrada pelos médicos Dr. Armando de Mattos Netto e Dra. Ana Cláudia de Andrade, ambos pós-graduados em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar – São Paulo. O evento foi aberto aos profissionais e estudantes universitários de enfermagem e medicina e foi organizado pela Oncominas.

A sedação paliativa tem como objetivo controlar os sintomas de grave desconforto, refratários ao tratamento paliativo convencional, aliviando o sofrimento de pacientes em fase final de doença grave, progressiva e incurável, melhorando o conforto e a manutenção da dignidade humana até o seu final.

Segundo Dr. Armando de Mattos, o interesse demonstrado em torno do assunto foi grande. “O evento teve um público expressivo e foi muito produtivo, um momento de compartilhar o conhecimento sobre sedação paliativa com colegas da área da saúde e estudantes; e também, de troca de experiências”, afirmou o médico.

Para a enfermeira Lidia Sigiani, “falar sobre cuidados paliativos tem se tornado cada dia mais comum dentro dos hospitais e quando o assunto é a sedação paliativa, vários questionamentos são gerados tanto por alguns profissionais quanto para os próprios pacientes e familiares. A palestra realizada pelo Dr. Armando e pela Dra. Ana Cláudia foi mais esclarecedora e mostrou mais uma vez o quanto é importante a integração da equipe que assiste o paciente. Ter participado dessa palestra gerou não só crescimento profissional, mas também pessoal”.

Sobre Assessoria