AMV promove palestra sobre a “Prevenção do Câncer de Próstata”

novembro azul 1Na segunda-feira (24/11), a Associação Médica de Varginha (AMV), em parceria com o HumanizaSUS/HBP e Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor, realizou uma palestra sobre a “Prevenção do Câncer de Próstata”.

O evento faz parte da programação da campanha “Novembro Azul” e foi ministrada pelo médico urologista Dr. Thiago Costa Pereira.

Dr. Thiago explicou que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele.

 

 

novembro azul 2Os fatores de risco são a idade, já que a doença ocorre comumente em homens a partir dos 65 anos, histórico familiar, alimentação inadequada e raça, pois, a maior incidência é entre os negros. Portanto, mesmo na ausência de sintomas, todos os homens a partir dos 50 anos, e aqueles com histórico familiar e de raça negra, a partir dos 45 anos, devem ir anualmente ao urologista para realizar os exames preventivos (PSA, toque retal e ultrasson). Os homens devem procurar a Unidade Básica de Saúde e PSF’s para realização de procedimentos pelo SUS.

Ao final da palestra, o médico respondeu a perguntas realizadas pelos presentes.

A estimativa é que serão diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata até o final de 2014.

Sobre Assessoria