AMV promove reunião sobre o internato de Medicina em Varginha

Na segunda-feira (01/06), a Associação Médica de Varginha (AMV) reuniu seus associados para discutirem sobre a vinda do internato de Medicina para Varginha proposta pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) para os alunos do 9º e 10ª períodos.

0 Dr Severo rosto  O presidente da AMV, Dr. Alberto Severo de Paiva Filho, enfatizou a importância deste convênio para toda a comunidade. “De imediato, haverá melhoria do atendimento médico nos locais onde os estudantes irão prestar o atendimento com a supervisão e orientação dos professores responsáveis, dando oportunidade e estimulo para que o conhecimento científico da faculdade possa ser divulgado entre os médicos”, afirmou.

A assinatura do convênio com a Prefeitura Municipal de Varginha para que os acadêmicos de medicina realizassem estágio obrigatório no município ocorreu no dia 29 de abril, mas a discussão começou em setembro de 2014.

Para o coordenador do curso de medicina da Unifenas, Dr. Francisco R. Lello Santos, “a Unifenas vê em Varginha um cenário altamente qualificado e propicio para a realização do internato. Agradeço a receptividade ampla e irrestrita da comunidade médica varginhense. Além da estrutura física, o município conta com profissionais qualificados. A vinda do internato para cá é o passo inicial para um curso completo, incluindo graduação e residência”.

O convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, mantenedora da Unifenas, permitirá que os estágios ocorram no Hospital Regional do Sul de Minas, no Hospital Bom Pastor, na Upa e nas unidades dos Programas de Saúde de Família (PSF). Sob a supervisão dos médicos, eles atuarão nas áreas de clinica geral, cirúrgica, ginecologia, urgência e emergência, pediatria e nos Programas de Saúde da Família.

Dr. Adrian  Segundo o delegado sindical do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais em Varginha e professor do curso de medicina na disciplina de reumatologia da Unifenas, Dr. Adrian Nogueira Bueno, “a importância do curso de medicina em Varginha implica em novas perspectivas e uma abrangência maior da participação dos médicos do município no academicismo visando a melhoria em relação aos novos rumos que o município toma nessa nova visão em relação médico paciente. Haverá melhoras inclusive no desenvolvimento do município para com os ganhos secundários dos alunos de medicina em Varginha.”

Os alunos que participarão do internato em Varginha chegarão à cidade no dia 13 de julho.

Sobre Assessoria