Associação Médica de Varginha participa do I Simpósio de Cuidados Paliativos Oncominas

simposio7Na quinta-feira (16/10/2014), aconteceu na sede da Associação Médica de Varginha (AMV) o I Simpósio de Cuidados Paliativos Oncominas, que consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002. O evento foi aberto aos profissionais e estudantes universitários das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia e medicina.

simposioO médico oncologista e diretor administrativo da Oncominas, Dr. Armando de Mattos Netto, falou sobre a relevância do Simpósio. “O I Simpósio de Cuidados Paliativos Oncominas foi muito bom. O número de participantes superou as expectativas. Foi um momento importante para colocar em discussão um assunto muito pouco falado e de grande importância para os pacientes com doenças avançadas”, ressaltou o médico.

Para as organizadoras do evento, que fazem parte da equipe Oncominas, Adriene de Souza e Talita Massita, “esse simpósio foi a maneira que a Oncominas encontrou para informar os profissionais e estudantes das áreas de saúde sobre os cuidados que um paciente e seus familiares precisam para amenizar o sofrimento diante de uma doença grave. O nosso objetivo aqui é que todos saiam informados sobre o assunto, pois, no Brasil ainda é muito pouco conhecido e praticado”.

simposio1O médico endocrinologista, Dr. Antônio Carlos dos Santos Gomes, apontou sobre a importância dos cuidados paliativos para os estudantes. “O mundo lá fora, além dessa sala, está fervendo e vocês aqui preocupados, falando de cuidados paliativos. Eu vim para esse evento, sentei e as horas passaram e nem percebi. Agradeço. Porque há 30 anos que venho exercendo a medicina e tive essa oportunidade de conhecimento hoje. As pessoas jovens, os estudantes que estão aqui hoje podem levar isso para a vida”, afirmou o médico.

Durante o evento, os médicos Dr. Armando de Mattos Netto,  Dr. Alberto Severo de Paiva Filho e a Dra. Ana Cláudia de Andrade, todos pós-graduados em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar – São Paulo, a enfermeira, mestre e doutoranda em Oncologia e Cuidados Paliativos, Vívian Marina Calixto Damasceno Spineli e o psicólogo Sílvio Memento Machado, discorreram sobre os cuidados paliativos, sua necessidade e assistência aos pacientes.

simposio5Para o médico e presidente da AMV, Dr. Alberto Severo de Paiva Filho, “a oportunidade de discutir o tema, traz à tona a importância da necessidade da implantação de serviços de cuidados paliativos para atendimento dos doentes e seus familiares. A educação é a ferramenta necessária para que informações se transformem em ações concretas que possam amenizar o sofrimento de quem passa por situações  que ameaçam a vida e desestabilizam as famílias”.

Em 2014, no dia 11 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos.

Sobre Assessoria