Associação Médica de Varginha realiza “Confraternização de Final de Ano”

0Uma noite de alegria, reencontros e descontração. Foi assim a confraternização de final de ano promovida pela Associação Médica de Varginha na última sexta-feira (09), após mais de dois anos sem encontros presenciais em sua sede. O evento reuniu médicos e familiares que, além de aproveitarem a festa, puderam ver as reformas realizadas na sede, como a troca da cobertura.

Durante o evento, foi realizada uma homenagem ao ex-secretário de saúde e superintendente de combate à Covid 19, Dr. Luiz Carlos Coelho. “Sinto-me muito lisonjeado em ser porta-voz de uma tão especial homenagem ao estimado e querido colega Dr. Luiz Carlos Coelho, nosso ex-secretário de Saúde e Superintendente de combate à Covid 19. Varginha foi referência em Minas Gerais na condução da pandemia graças à competência do Dr. Luiz Carlos e isso nos deixa com muito orgulho”, afirmou o presidente da AMV, Dr. Adrian Nogueira Bueno. 9

“É muito gratificante para mim, receber essa homenagem, dessa casa que me acolheu desde o primeiro momento que assumi a secretaria de saúde. Essa casa onde decidimos retomar o protagonismo médico da cidade, proveniente da união de todos os médicos. No momento de maior crise da saúde mundial, não estive sozinho. A classe médica de Varginha sempre esteve comigo e conseguimos passar por esta crise. E essa união deve perpetuar. Cabe a nós que estamos aqui, médico e formadores de outros médicos, que possamos entender a responsabilidade que nós temos como profissionais, de servir a comunidade de Varginha. Eu amo vocês”, agradeceu Dr. Luiz Carlos.

4Para a diretora social da AMV, Dr. Ana Cláudia de Andrade, “o evento foi um sucesso, agradou todos os presentes. E reintegro que fomos assertivos em homenagear ao Dr. Luiz Carlos. Os profissionais de saúde devem ser enaltecidos, sobretudo, por dedicarem suas vidas em prol de ajudar a sociedade”.

Sobre o Dr. Luiz Carlos Coelho

Dr. Luiz Carlos Coelho é formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora Titulado em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Possui especializações em Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Bem como, pós graduações em Medicina Intensiva e em Medicina do Esporte. Também possui Mestrado em Educação, pela Universidade Vale do Rio Verde. Iniciou suas atividades médicas em Varginha na montagem do programa de controle e assistência às hepatites virais, na policlínica central, no ano de 2006. Vindo a assumir também o programa de ist, hiv/AIDS do SAE – serviço de assistência especializada da policlínica central de Varginha, bem como o manejo de todas as patologias infecto-contagiosas da região. A partir de 2008, vinculado a um programa da secretaria estadual de saúde, via superintendência regional de saúde de Varginha, passou a ser multiplicador e realizou centenas de capacitações de manejo de dengue e outras doenças infecciosas, para todas as cidades do sul de minas.

IMG-20221210-WA0001Em 2009, assumiu o plano de contingência para o enfrentamento da pandemia do H1N1, com setor exclusivo de manejo clínico no Hospital Regional do Sul de Minas, cuja estrutura serviu de referência macrorregional de suporte para suspeitos e confirmados de H1N1.

Assumiu a secretaria municipal de saúde de Varginha em abril de 2020, com vistas a articular os planos de contingência e enfrentamento da pandemia da COVID-19, bem como toda a condução da gestão da saúde de Varginha; sendo que em junho de 2021 assumiu a superintendência especial de combate à COVID-19

Em janeiro de 2021, obtém êxito em ter Varginha como a escolhida para ser referência macrorregional do SAE ampliado ( setor de doenças crônicas transmissíveis: hiv/AIDS, hepatites virais, Tuberculose, Hanseníase, leishmanioses, bem como um CRIE – setor de imunológicos especiais ). Desse modo, Varginha passou a ter mais um serviço de saúde de referência na macrosul de Minas Gerais. E em outubro do mesmo ano, acumulou as funções de encarregado da Divisão de Vigilância em Saúde de Varginha, portaria municipal baseada em uma resolução estadual, que faz a junção das vigilâncias epidemiológica, sanitária, Zoonoses, combate às endemias, entre outras.

2

 

 

 

 

Sobre Assessoria