Curso de Atualização em AIDS ministrado pelo Dr. Fernando Ferry

AMV e outros 053Aconteceu no Auditório da Associação Médica de Varginha, na sexta-feira, dia 24/06, das 9h às 17h., o Curso de Atualização em AIDS, ministrado pelo Dr. Fernando Ferry, o maior especialista do País, a convite do Dr. Adrian Nogueira Bueno e da Casa Amor e Vida. O curso teve como público alvo em especial os profissionais da área de Saúde. Ao final foi concedido o Certificado.

Em suas colocações, o Dr. Fernando Ferry expressou ser um prazer muito grande estar em Varginha, especialmente na Associação Médica de Varginha, para ministrar esse curso, que é um evento de educação continuada. “A gente trabalha há vinte anos com AIDS e temos, assim, informações, e uma capacidade de poder transmitir para as pessoas que estão aqui, principalmente pessoas muito novas em lidar com pacientes portadores de HIV, de capacitar essas pessoas para que possam dar um atendimento mais digno para esses pacientes. Estou trazendo informações, inovações, recomendações do Ministério da Saúde, para que a prática do cuidado com a pessoa portadora do HIV seja feita de maneira bem adequada”.

AMV e outros 058Disse mais, Dr. Fernando Ferry: “Estou trazendo aula, informações, discussão de casos clínicos, mostrando também o aspecto da sexualidade humana relacionada a essa doença. Estamos fazendo esse Seminário, cujo foco principal é a AIDS, e que está sendo muito proveitoso, muito bom”.

Segundo Dr. Ferry, o Estado de Minas Gerais tem 55 mil e 500 pacientes com AIDS, e aqui em Varginha tem em torno de 550 pacientes que fazem o tratamento. E ressaltou: “Isso deve ser subestimado porque é comum os pacientes, que sofrem discriminação, serem tratados em outros municípios; não querem ser tratados aqui nas Unidades de Saúde de Varginha porque vai ter um conhecido lá, assim, eles vão se tratar em outros municípios. Mas, o número oficial aqui é de 550 pacientes. Então, temos que trabalhar para que esse número se mantenha estável anualmente”.

Por fim, disse: “Queremos que as pessoas sejam bem tratadas, que essas pessoas tenham uma vida produtiva, feliz junto aos seus familiares, no seu trabalho, e possam desenvolver-se plenamente como qualquer pessoa que não tem o HIV”.

Sobre a vinda do Dr. Ferry a Varginha pela segunda vez – “A minha vinda a Varginha para este seminário foi a convite do Dr. Adrian Nogueira Bueno, que foi da minha turma na Faculdade. O Dr. Adrian voltou ao Rio de Janeiro, fez mestrado lá, e a gente entrou novamente em contato, começamos a conversar, e é a segunda vez que estou vindo aqui a Varginha, na Associação Médica, o que está sendo, assim, uma coisa muito boa poder contribuir aqui com a Associação Médica e com o pessoal de Varginha.

Dr. Fernando Ferry – Professor de Clínica Médica e AIDS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – a UNIRIO, e Coordenador do Programa de Mestrado em AIDS e Epatites Virais do Hospital Universitário da Gaffrée & Guinle, que é o Centro Nacional de Referência em tratamento de AIDS, no Rio de Janeiro.

AMV e outros 056Sobre o evento, comentou Dr. Adrian Nogueira Bueno: “Essa atualização em AIDS e Epatites Virais, nesse curso ministrado pelo Dr. Fernando Ferry, que é uma das autoridades hoje em AIDS no Brasil, é muito importante para o nosso Município, para a nossa região, pois, agrega valores, agrega conhecimentos aos profissionais da área de Saúde, visto que a quantidade de pessoas que vem surgindo e vem se contaminando com o vírus HIV estão aumentando cada dia mais por falta de informação e por falta mesmo de cuidados. Então esse curso visa atualizar os profissionais da Saúde, trazendo uma atualização e posteriormente uma orientação a todas as pessoas para evitar contaminação pelo vírus HIV e consequentemente o desenvolvimento da doença AIDS”.

Sobre Assessoria