Dr. Adrian Nogueira Bueno recebe a Comenda do Mérito de Medicina

adrian-titulo-camara-022   A Comenda do Mérito de Medicina e de Saúde Dr. Fernando Eugenio Pires do Prado foi concedida, e entregue dia 12 de dezembro de 2016, às 20h00, em Seção Solene da Câmara Municipal de Varginha, ao médico Dr. Adrian Nogueira Bueno. O homenageado teve como propositor o vereador presidente da Câmara, Romulo Azevedo Ribeiro, homenagem aprovada por unanimidade dos vereadores.

Comenda do Mérito de Medicina e Saúde Municipal – assim denominada como forma de homenagear o ínclito e distinto profissional que foi Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado – é destinada a homenagear profissionais do ramo da medicina e da saúde do município de Varginha que tenham se distinguido e destacado por notória atuação na área da medicina e/ou da saúde Municipal.

FOTOS do EVENTO e  PALAVRAS do Dr. ADRIAN após as referências a ele dirigidas por todos os vereadores presentes à Seção, bem como pelo Galvão Conde, representando a Academia Varginhense de Letras.

 adrian-titulo-camara-007 adrian-titulo-camara-008 adrian-titulo-camara-009 adrian-titulo-camara-010 adrian-titulo-camara-011 adrian-titulo-camara-012 adrian-titulo-camara-013 adrian-titulo-camara-014 adrian-titulo-camara-015 adrian-titulo-camara-016 adrian-titulo-camara-017 adrian-titulo-camara-018 adrian-titulo-camara-019 adrian-titulo-camara-020 adrian-titulo-camara-021 adrian-titulo-camara-022 adrian-titulo-camara-023 adrian-titulo-camara-024 adrian-titulo-camara-025 adrian-titulo-camara-026 adrian-titulo-camara-027 adrian-titulo-camara-028 adrian-titulo-camara-029 adrian-titulo-camara-030 adrian-titulo-camara-031 adrian-titulo-camara-033 adrian-titulo-camara-034 adrian-titulo-camara-035 adrian-titulo-camara-036 adrian-titulo-camara-037 adrian-titulo-camara-038 adrian-titulo-camara-039 adrian-titulo-camara-040 adrian-titulo-camara-041

Boa noite a todos. Realmente vai ser um pouquinho difícil eu falar porque estou até emocionado. Gostaria de cumprimentar o ilustríssimo Dr. Romulo Azevedo Ribeiro – Presidente da Câmara Municipal de Varginha; os ilustríssimos vereadores Carlos Costa, Armando Fortunato meu colega, meu amigo; Dr. Adilson Rosa meu colega e amigo; Dr. (Zacarias) Piva, Sérgio (Serginho Japonês), Jorge (Direne), Joãozinho (Enfermeiro), meu amigo Leonardo (Ciacci), Henrique Lemes – vereadores de meu convívio, de meu imenso carinho e respeito que tenho por vocês. Tenho esta Casa aqui como a verdadeira casa de vocês, fazendo tudo em prol da comunidade, pensando no bem de nosso Município.

Quero cumprimentar o nosso representante da Unimed Márcio Pereira, e o senhor Galvão – o senhor Galvão Conde já virou Galvão Conde ‘Bueno’, tão amigo, que hoje ganhou mais um sobrenome, eleito pelo (vereador) Henrique Lemes: senhor Galvão Conde Bueno. Quero cumprimentar meus pais, meus amigos que estão aqui – a todos o meu carinho por vocês estarem aqui; os representantes da imprensa – todos, com muito carinho quando ficaram sabendo, me procuraram e vieram aqui me prestigiar nesse momento único pra mim – todos da imprensa muito obrigado. Em especial, agradeço a presença e o carinho de todos vocês os representantes da Loja 20 de Agosto, meus irmãos; minha família que está aqui no Plenário, minha família que está na plateia; meus amigos da Casa Amor e Vida; as pessoas que trabalham comigo no meu dia a dia – eu não sou tão bom assim, é difícil me aguentar, eu sou muito bravo, as meninas que trabalham comigo sabem disso – a Adriana minha secretária que me acompanha há muitos anos, a Carol, a Rose, a Mariléia, as meninas que estão comigo no dia a dia.

Eu quero também dizer uma coisa sobre o Dr. Armando e o Dr. Adilson Rosa. No Sindicato dos Médicos, quem me colocou foi o Dr. Adilson Rosa – numa reunião na Associação Médica indagava-se: quem vai ser o representante do Sindicato? O Dr. Adilson me agarrou pelo braço e fui eleito pelo Dr. Adilson numa única palavra dele. Depois, na Associação Médica, o Armando me colocou como Vice-presidente, Secretário, Diretor, e sempre junto comigo lá na Associação Médica e no Sindicato, me apoiando – tenho um verdadeiro respeito e carinho por ele e o Dr. Adilson que fez uma imposição, e já tenho uns dez anos no Sindicato dos Médicos, procurando trabalhar no Sindicato como apaziguador, agregador das causas, procurando ajudar a população, ajudar os colegas e ajudar a comunidade para que ela não seja prejudicada em espécie alguma.

Sou com muito orgulho filho desta Terra e generosa Terra onde meus pais Dimas e Denise – também são varginhenses, razão da minha existência e da qual sinto o orgulho e eternamente grato por ensinar a mim, ao meu irmão James e a minha irmã Milene, as primeiras letras do amor ao próximo, o respeito ao ser humano e às instituições, e a dignidade ao trabalho. Aqui também fiz meus estudos desde a pré-escola – fui colega de muitos aqui; minha infância foi toda aqui – jogava bola com o Henrique (Lemes) lá na roça, estudei com o Rominho. Só me ausentei para buscar a minha formação profissional na cidade do Rio de Janeiro, quando eu tive também o grande apoio da minha tia Iara – está lá no cantinho (plenário) quietinha (não podia deixar de citá-la). Lá formei na profissão de Médico, escolhi a especialidade de Reumatologia com o objetivo sagrado de poder aliviar o sofrimento das pessoas e procurar melhorar a qualidade de vida dos enfermos.

Tive várias oportunidades de residir em outros locais, inclusive fora do País. Mas retornei a Varginha, pois, sou uma pessoa extremamente provinciana e que ama esta minha cidade natal. Aqui casei com o maior amor de minha vida, a Adriana, também médica, natural do Rio de Janeiro, pessoa que muito me apoia na jornada, sendo responsável por minha persistência profissional e tem a imensa paciência em me aturar – não é fácil. Do fruto dessa união ganhamos duas flores que inebriam a nossa existência, que são as nossas queridas filhas Cecília e Alice.

Tenho viajado pelo mundo sempre levando o nome de Varginha com muito orgulho – nas minhas conferências, nos meus congressos, nas publicações, sempre buscando aperfeiçoamento da minha profissão, procurando trazer novos conhecimentos aos meus alunos e novos tratamentos aos meus pacientes.

Nesses giros nacionais e internacionais tenho recebido diversos prêmios, homenagens, mas nada se compara a essa homenagem e reconhecimento que estou recebendo hoje pelos verdadeiros cidadãos de minha cidade natal, homenagem esta que parte dos legítimos representantes do povo. Guardarei como verdadeiro tesouro essa Comenda – que me lembra o meu saudozíssimo colega e amigo, sócio, Dr. Fernando Eugenio Pires do Prado, uma pessoa que amava sua profissão (médico) e sua cidade natal Varginha. Devido a esse fato em comum tínhamos diversas conversas sobre nossa cidade e queríamos sempre defender a nossa cidade fazendo uma medicina de qualidade e moderna para Varginha, fazendo assim da nossa cidade de Varginha a vanguarda da área médica, tradição esta que existe desde os nossos primórdios.

Varginha, em 2002, não tinha um aparelho de Ressonância Magnética. Todos os pacientes tinham que sair daqui para fazer ressonância em Pouso Alegre. Um dia, eu conversando com o Fernando, achávamos isso um absurdo – Varginha perdendo espaço para Pouso Alegre, e isso era inadmissível na nossa cabeça. Eu comecei a matutar e falei: vamos ter uma Ressonância em Varginha. Com muita dificuldade, difícil agregar todos, eu, com outro colega, liguei para o Fernando e falei: Fernando, você está onde? – Estou no Chile passeando. Eu disse-lhe: você é o novo sócio da Ressonância. Ele levou um susto, mas como? Nós te elegemos. – Quem? Eu (eu fiz como o Adilson fez comigo no Sindicato). E ai conseguimos agregar os médicos e montarmos a primeira Ressonância de Varginha.

Assim como fizemos com a Cintilografia (procedimento que permite assinalar num tecido ou órgão interno a presença de um radiofármaco e acompanhar seu percurso graças à emissão de radiações gama que fazem aparecer na tela uma série de pontos brilhantes (cintilação) e assim fomos nós fazendo com toda a área tecnológica para a melhora da qualidade da medicina em Varginha. Temos o apoio dos colegas e a gente sabe que isso é que enobrece e engrandece a nossa cidade, sendo então o pupilo de toda a população e da região que nos procuram.

CURRÍCULO – Médico Reumatologista da Prefeitura Municipal de Varginha há 30 anos. Médico Reumatologista do Hospital Bom Pastor, Hospital Humanitas – Unimed Varginha, Hospital Regional do Sul de Minas. Diretor Médico Administrativo do Centro de Terapia Imunobiológica e Imunizações do Centro Médico Varginha (Cemev).

O diretor Administrativo do Centro Médico, Dr. Adrian Nogueira Bueno é um dos maiores especialistas do País no tratamento de  doenças como Lúpus e Psoriase. O reumatologista é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e representa o País em Harvard, nos Estados Unidos. O Dr. Adrian é graduado e pós-graduado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRG), com especialização em Reumatologia. É professor titular da disciplina de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas (Unifenas). Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Bom Pastor em Varginha e membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

–  Dr. Adrian é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Especialista em Reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). Especialista em Geriatria pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-RJ). Mestrado pela Unirio no Hospital Universitário Gafrée e Guinle (2016). Update in Internal Medicine – Harvard Medical School – Boston Massachusetts USA (2014). Especialista em Capilaroscopia Periungueal. Membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Participação na história da Sociedade Brasileira de Reumatologia no biênio 2006-2008 como membro associado. Membro titular do American League of Associations for Rheumatology (Panlar). Membro da Comissão de Terapia Imunobiológica Assistida na Sociedade Brasileira de Reumatologia ano 2012-2016. Vice-presidente da Associação Médica de Varginha no triênio 2011-2016. Delegado do Sindicato dos Médicos da cidade de Varginha 2010-2016. Atualmente é professor da disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas). Professor convidado da disciplina de Reumatologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor speaker training pelo Laboratório Bristol Myers Squibs, Jansen, Astra Zênica, Glaxo Smith Kline. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Imunobiológica, Síndrome do Anticorpo Antifosfolípideo, Capilaroscopia Periugueal e Colagenoses.

 

Sobre Assessoria