Entrega da Comenda Dr. Fernando Eugenio Pires do Prado

titulo-camara-057   Receberam a Comenda do Mérito de Medicina e de Saúde Dr. Fernando Eugenio Pires do Prado, dia 28 de novembro de 2016 (segunda-feira), às 19h00, na Câmara Municipal de Varginha, os médicos Dr. Alberto Severo de Paiva Filho, Dr. Luiz Carlos Coelho e Dr. Paulo Roberto Magalhães Swerts. A honraria para os doutores Luiz Carlos Coelho e Paulo Roberto Magalhães Swerts teve como propositor o vereador Dr. Armando Fortunato Filho, e para o doutor Alberto Severo de Paiva Filho o vereador Leonardo Ciacci, comendas aprovadas por unanimidade dos vereadores.

A Comenda do Mérito de Medicina e Saúde Municipal – assim denominada como forma de homenagear o ínclito e distinto profissional que foi Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado – é destinada a homenagear profissionais do ramo da medicina e da saúde do município de Varginha que tenham se distinguido e destacado por notória atuação na área da medicina e/ou da saúde Municipal.

titulo-camara-034   LUIZ CARLOS COELHO – Em suas palavras expressou ‘ser difícil falar nesse momento de emoção para agradecer essa homenagem”. E contou: “Nesse momento passou um filme na minha cabeça por todo esse tempo que venho atuando, trabalhando, nos últimos dezesseis anos, como professor, coordenador de curso médico da saúde, e quando eu recebo elogios, eu sempre coloquei duas coisas que para mim sempre foram muito importantes. Uma, se tem um profissional que não tem direito de ser medíocre é o profissional de saúde, porque o dano é muito grande; a outra, quando eu me apresentava para alguém, a pessoa me perguntava: você é médico, é médico de que? Eu sempre respondia: de gente. Porque é verdade, eu sou médico”.

E disse que “o Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado também era isso. Era uma pessoa que tinha a medicina como ponto de partida”, e ressaltou que “ao mesmo tempo para ser um bom médico tem que amar as pessoas, tem que colocar no lugar, tem que estar antenado, tem que estar estudando, tem que estar vivo, tem que gostar da vida, e para gostar da vida tem que ter hobby, tem que ter vida social, tem que ter uma série de questões que o Dr. Fernando tão bem soube trabalhar e viver”.

Por fim, expressou: “Eu agradeço esta honrosa homenagem que leva o nome do Fernando, uma pessoa que na verdade está presente conosco e que é um exemplo, e fico muito feliz de poder estar podendo vivenciar isso nesse momento, e de certa forma agradecer a todos aqui, e vou me permitir agradecer uma pessoa que está aqui presente e é a culpada de eu estar aqui hoje, que é a minha mãe”.

BIOGRAFIA – Luiz Carlos Coelho é natural de São João Del Rei/MG. Médico Infectologista, com especializações em Saúde Pública, Administração Hospitalar e em Medicina do Trabalho, com Mestrado em Educação. Além de um vasto currículo de formação médica, e inúmeros serviços prestados em outras cidades, é Médico Infectologista da Prefeitura Municipal de Varginha desde 2006, atuando no SAE (Serviço de Assistência Especializada) em DST/AIDS e Hepatites Virais; vem atuando nos serviços de infectologia da rede de Saúde Pública/SUS de Varginha, sendo colaborador assíduo nas campanhas e enfrentamentos de surtos e epidemias da região, nos programas de treinamentos em serviços e capacitações para os  profissionais da saúde, bem como participação frequente em programas jornalísticos da mídia local. Dentre sua atuação, destaca-se o seu importante papel diante do enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, do Chicungunya e Zica Vírus.

titulo-camara-040   PAULO ROBERTO MAGALHÃES SWERTS – Em suas palavras, o Dr. Paulo Roberto Magalhães Swerts assim se expressou: “Quero agradecer a lembrança do meu nome para esta honrosa homenagem. Recebo com muita satisfação essa Comenda, principalmente porque tem o nome do nosso colega Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado, que nos deixou prematuramente, mas que durante a sua vida foi um colega exemplar, pioneiro na nefrologia e coordenava o CTI com maestria, amigo de todas as horas, e falo isso com propriedade porque fui um dos poucos amigos do Dr. Fernando na classe médica; frequentei muito a sua casa, fomos juntos mascote do grande time de basquete do VTC nos anos setenta (depois descobri que eu não ia crescer mais, o Fernando continuou e eu então parei)”.

“A você, Dr. Armando, digo da emoção que tive com seu convite. Valorizo também essa homenagem que recebo juntamente com dois competentes colegas, Dr. Alberto Severo – nosso atual presidente da Associação Médica de Varginha – geriatra, médico dedicado, e o infectologista Luiz Carlos Coelho – médico de A a Z – ele trata de Aids a Zica (nas palavras dele)”.

Dr. Swerts também discorreu sobre seu trabalho como diretor do Hospital Regional enaltecendo os serviços de diminuição da mortalidade materna e perinatal.

Por fim, expressou: “Senhores, eu deixo uma mensagem de um vídeo que eu recebi, no qual o filho pergunta para o temente pai: qual seria o segredo da felicidade? E ele respondeu: precisamos de três coisas para ser feliz: primeiro Deus, não importa a sua religião, mas mantenha sempre o seu Deus por perto com sua oração; segundo, é a família, é nela que você recebe todo o apoio principalmente nas horas difíceis – o Fernando era uma pessoa que valorizava muito a família; e por último, sempre fazer o bem para as pessoas, que você nunca se arrependerá”.

BIOGRAFIA – Paulo Roberto Magalhães Swerts é natural de Machado/MG. Médico com especialização em Ginecologia e Obstetrícia. É médico servidor Público Municipal de Varginha, concursado há 28 anos, responsável pela criação do setor de avaliação de patologia do trato genital inferior  faz parte da equipe de gestação de alto risco desde a sua fundação em 1999. Foi membro do Conselho Curador do Hospital Bom Pastor, membro da Diretoria do Hospital Humanitas e Diretor Regional da Sociedade Mineira de Ginecologia. No Hospital Regional do Sul de Minas foi membro do Conselho Diretor e diretor Administrativo.

titulo-camara-047   DR. ALBERTO SEVERO DE PAIVA FILHO – “Para mim é uma grande satisfação poder vivenciar esse momento. A Comenda representa pessoalmente muito, pois, tive o privilégio pessoal de conviver com o Dr. Fernando Eugenio Pires do Prado durante mais de quarenta nos. Fui seu companheiro na infância, na adolescência e na vida adulta. Estudamos juntos, moramos juntos, trabalhamos juntos todo esse tempo. Nossa caminhada reforçou os nossos laços de amizade, nos tornaram muito sólidos. E após a sua morte repentina ficamos órfãos do seu convívio, mas fortalecidos pelos anos de convívio. Justa homenagem e lembrança de um bom médico e cidadão e um bom amigo. Recebo com muita satisfação essa Comenda, que renova em minha pessoa o compromisso de continuar a jornada feliz de nossos pacientes com a luta daqueles que nos inspiraram e daqueles que nos inspiram. Agradeço a Deus o dom da vida e a oportunidade de viver esse momento. Peço licença a todos os presentes para também reverenciar a memória de meus saudosos pais, Alberto e Denise, pedindo a bênção a eles, peço a bênção de todos os pais e mães que estão aqui presentes. A minha esposa e companheira Rita de Cássia, agradeço o amor recebido e os anos de vida compartilhada, e assim fazendo, saúdo também todos os casais aqui presentes. Aos meus queridos filhos Alberto e Breno, presentes que a vida me proporcionou, o meu obrigado por me ensinarem que a vida é uma escola de contínua aprendizagem, e que o amor, o carinho e o respeito fazem parte de nossa jornada. Aos familiares paternos, maternos, aqui representados por minha irmã Ângela e meu irmão Fábio, aos familiares de minha esposa, aos amigos e amigas presentes e ausentes o meu muito obrigado, pois, sem vocês eu não estaria aqui. Boa noite. Muito obrigado”.

BIOGRAFIA – Alberto Severo de Paiva Filho nasceu em Varginha. Nasceu em uma família tradicional da política varginhense, sendo seu avô paterno o vereador José Augusto de Paiva e seu triavô o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Matheus Tavares da Silva. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. É pós-graduado em Medicina Interna, no Hospital Felício Rocho e no Instituto de Geriatria da PUC/RS. No seu currículo contam as atividades de médico plantonista do CTI do Pronto Socorro do Hospital Bom Pastor, Hospital Regional do Sul de Minas e do Pronto Atendimento do Hospital Humanitas/Varginha. É Médico do corpo clínico dos Hospitais Regional, Bom Pastor e Humanitas, nas áreas de Clínica Médica e Geriatria. É o atual Presidente da Associação Médica de Varginha.

titulo-camara-024 titulo-camara-022 titulo-camara-023titulo-camara-028 titulo-camara-025 titulo-camara-026 titulo-camara-027titulo-camara-032 titulo-camara-029 titulo-camara-030 titulo-camara-031titulo-camara-035 titulo-camara-033 titulo-camara-034titulo-camara-040 titulo-camara-036 titulo-camara-037 titulo-camara-038 titulo-camara-039titulo-camara-045 titulo-camara-041 titulo-camara-042 titulo-camara-043 titulo-camara-044titulo-camara-050 titulo-camara-046 titulo-camara-047 titulo-camara-048 titulo-camara-049titulo-camara-055 titulo-camara-051 titulo-camara-052 titulo-camara-053 titulo-camara-054

Sobre Assessoria