Genes podem ser causa de doenças cardíacas

Apesar de o ataque cardíaco ser a principal causa de mortes tanto entre mulheres quanto entre homens, dois em cada três vítimas são do sexo masculino. Além disso, as doenças do coração atingem os homens de 10 a 15 anos mais cedo do que as mulheres. Até pouco tempo, ninguém sabia dizer ao certo o porquê.Agora, porém, um novo estudo indica que parte da resposta pode estar no cromossomo Y, o único cromossomo que é presente apenas nos homens.

No estudo, publicado neste mês na revista científica “The Lancet”, pesquisadores descobriram que praticamente todos os homens britânicos têm uma ou duas variantes de um grupo de genes no cromossomo Y. Aqueles que possuíam uma das variantes apresentavam um risco 50% maior de incidência de doenças cardíacas, quando comparados aos portadores do outro grupo de genes.

Além disso, os cientistas descobriram que o risco era real, independentemente de outras variantes que geralmente são relacionadas ao risco cardíaco, como o alto colesterol, hábito do fumo e o diabetes.

Segundo os pesquisadores, o estudo precisa ser repetido para que haja uma compreensão maior e uma comprovação do fenômeno. Os cientistas ainda não sabem dizer exatamente quais os genes do grupo responsáveis pelo aumento do risco nem o motivo para a existência dessa relação.

Para o principal autor, Maciej Tomaszewski, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, o estudo não explica a desvantagem masculina para doenças cardíacas. De qualquer maneira, o editorial que acompanhou o artigo científico na publicação, escrito por Virginia E. Miller, pesquisadora de doenças cardíacas da Mayo Clinic em Rochester, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, a pesquisa “traz um novo foco de fatores de risco para doenças cardíacas nos homens”.

“Todos temos aquele amigo que ignorou todos os fatores de risco – fuma, bebe e não faz exercícios – e nunca sofreu de problemas do coração”, alerta a cientista. Ela acrescenta que é comum conhecermos, também, alguém que se cuidava bastante, mas foi vítima de problemas cardíacos.
Para a pesquisadora, a mensagem desse novo estudo é que seus resultados podem influenciar o desenvolvimento de testes genéticos para esse fator de risco nos homens, o que ajudaria a protegê-los dos problemas cardíacos.

A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Tomaszewski durante as análises de dois grandes estudos britânicos. Segundo o pesquisador, os cientistas ficaram surpresos com a magnitude do aumento do risco para os portadores do grupo específico de genes.

Mulheres teriam maior proteção

Nova York. Para Daniel Rader, pesquisador de doenças cardíacas na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, é possível que a simples presença do cromossomo Y, independentemente das variantes de genes, possa aumentar o risco de doenças cardíacas.

Ele acredita que a existência de dois cromossomos X, como ocorre nas mulheres, pode ser um fator protetor.

Contudo, o cientista considera que é preciso realizar muitas pesquisas para se obterem resultados concretos sobre a influência do cromossomo Y no aumento do risco de doenças cardíacas. (GK/NYT)

Fonte: The New York Times (23/02/2012)

Sobre Assessoria