HISTÓRIA

A Associação Médica de Varginha foi fundada em 20 de maio de 1951.

Foram Presidentes da A.M.V.

 

 

História da Associação Médica de Varginha

Os primeiros atos para que Varginha constitui-se sua Associação Médica de que temos informações aconteceram em 1949, quando médicos da cidade se reuniram na sede do Varginha Tênis Clube (VTC) com a finalidade de criar uma secção municipal da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

Entre os médicos que participaram daquela reunião lembramos os saudosos Dr. Amir Reis, Dr. Homero Viana de Paula, Dr. José Biscaro, Dr. José Marcos de Oliveira, Dr. Paulo Frota, Dr. Paulo Chaves, Dr. Mário Frota e Dr. Messias Barros. Os médicos reunidos sugeriram alterações no estatuto da AMMG com o intuito de garantir às sessões municipais que conseguissem adesões de médicos de municípios vizinhos para que pudessem se transformar em seções regionais e que, para cada grupo de 15 médicos associados, houve-se a participação de um representante no conselho científico da AMMG. Essas sugestões foram posteriormente aprovadas permitindo assim que Varginha e seus médicos consolidassem suas posições e idéias no cenário médico mineiro.

Em 20 de maio de 1951 foi então instituída a Secção Regional de Varginha. A fundação ocorreu durante o período de realização de uma jornada médica na cidade com a presença de 168 médicos do Sul de Minas e do então Presidente da AMMG, o Professor Hilton Rocha.

A primeira diretoria oficial da Associação Médica de Varginha (AMV) teve como Presidente o Dr. Oswaldo Valadão de Rezende que, com a ajuda de seus colegas, organizou a entidade conquistando a confiança da classe médica sul mineira iniciando assim a presença oficial de Varginha no cenário estadual da AMMG.

Após a implantação da AMV os médicos associados tiveram o desafio de construir uma sede própria e a segunda Diretoria da AMV, tendo como presidente o Dr. Mário Frota e seus companheiros iniciaram então o trabalho para que o sonho se torne realidade. Com o slogan “Instala o teu moinho e Deus dará o vento”.

A sociedade de Varginha abraçou a causa ciente da importância da entidade para a nossa cidade e região, tendo a AMV recebido da família Pinto de Oliveira uma área na Vila Pinto para construção de sua sede. O Sr. Antonio Candido Renno doou um carro Ford para ser rifado, sendo sua renda revertida para a AMV. Com essas doações a Diretoria pode adquiri um imóvel situado na Avenida Rio Branco, nº 202, onde até hoje se encontra sediada a AMV.

Para que fosse possível a reforma do imóvel adquirido houve a contribuição de alguns médicos, entre eles lembramos o saudoso Dr. Donato Valle que emprestou um determinado valor sem correção monetária e com pagamento parcelado para que a reforma fosse iniciada. O saudoso médico e Governador do Estado de Minas Gerais, posteriormente Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek de Oliveira também contribuiu com uma doação pessoal.

Com a participação dos médicos, da comunidade e com as doações recebidas a comissão presidida pelo Dr. Mário Frota iniciou a reforma do imóvel com a orientação do Arquiteto Dr. José Braga Jordão e do Engenheiro Dr. Mauricio Ferreira de Barros.

Nesses 60 anos de história a AMV foi presidida por diversos colegas, cada qual, a seu tempo e, com o apoio da classe médica, contribuiu para que a entidade se consolida-se e para a união dos médicos Varginhense. Serviu também para a divulgação e atualização cientifica de seus associados tendo como principio a prestação de serviços médicos da comunidade Varginhense, Mineira e por que não dizer Nacional.

O trabalho desenvolvido pelos Presidentes e por seus Diretores é um espelho da pujança médica de nossos associados que, ao longo dos anos, tem dedicado a nossa comunidade esforços com o intuito de promover a saúde coletiva em todos os seus níveis quer sejam preventivos, curativos e ou paliativos.

Desafios foram vencidos e a vida segue seu curso, cientes de nossa história e sabedores de nossos deveres, continuaremos a escrever a nossa história, com a contribuição de todos os médicos que dedicam suas vidas em ações visando o bem estar de nosso semelhantes.

Sobre o Autor