Médicos mineiros já podem solicitar o CRM Digital

O CRMMG já está emitindo a nova carteira de identificação do médico. Confeccionada em cartão rígido com chip, a nova versão é mais moderna e busca dificultar a falsificação, além de oferecer a tecnologia necessária para armazenar a certificação digital. A cédula de papel será substituída gradativamente e continuará válida para os médicos que ainda não tenham solicitado a nova identidade.É importante ressaltar que a solicitação não é obrigatória. Os profissionais recém-formados e os médicos que tiverem o documento extraviado ou furtado irão receber a carteira de cartão rígido já que a cédula em papel não será mais emitida.

O CRM digital possui um sistema que evita fraude graças ao chip criptográfico que lê as informações por meio de dispositivos eletrônicos de segurança. O médico pode utilizar o documento de plástico rígido sem a necessidade de ativar a certificação digital. Porém, caso queira, o novo documento está apto a armazenar essa nova tecnologia. A certificação dá à assinatura digital a mesma validade da assinatura de punho e pode ser usada profissionalmente para acessar sistemas de prontuário eletrônico e usar serviços de Conselhos de Medicina pela internet. Para uso pessoal, o certificado pode ser usado para assinar contratos digitais, efetuar transações bancárias, acessar serviços da Receita Federal online, enviar declarações de impostos pela internet e gerar procurações eletrônicas, entre outras funções.

Acesse outras informações sobre o CRM digital e a certificação digital clicando aqui.

Como solicitar o CRM digital

Médico de Belo Horizonte que já fez o recadastramento
+ Comparecer à sede do CRMMG (Setor de Registro de Médicos)
+ Retirar e quitar o boleto bancário (R$70,00)
+ Tirar a foto
+ Assinar documentação específica

Médico do interior do Estado que já fez o recadastramento
+ Comparecer à Delegacia Regional do CRMMG
+ Levar foto
+ Retirar e quitar o boleto bancário (R$70,00)
+ Assinar documentação específica

Médico que ainda não fez o recadastramento
+ Realizar o recadastramento na sede do CRMMG ou nas Delegacias Regionais (documentos necessários – Originais e cópias: carteira de identidade (RG); título de eleitor; CPF; comprovante de residência (recente); diploma; títulos de especialista; carteira profissional; comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso; se médico estrangeiro, apresentar, também, comprovante de legalidade de permanência no país; foto colorida)
+ Seguir o passo a passo para a solicitação do CRM digital

Observação importante:
Especificações da fotografia
+ A fotografia deve ser tirada de frente;
+ Não utilizar roupa branca;
+ O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e o requerente deve olhar diretamente para a câmera;
+ Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia;
+ O requerente deve apresentar fisionomia neutra;
+ Os olhos devem estar abertos e visíveis;
+ Não utilizar óculos. Caso seja estritamente necessário, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera. De maneira alguma podem ser utilizados óculos escuros ou óculos de armações grossas ou muito chamativas;
+ Não utilizar lentes de contato de cor;
+ Se possuir cabelos longos, os mesmos deverão estar atrás das orelhas;
+ Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do rosto do requerente.

Notícia enviada por: Nívia Rodrigues

Sobre Assessoria