Novembro Azul: AMV e Oncominas promovem palestra sobre “Orientação e Prevenção: Câncer de Próstata”

NOV. 2015 1Na  quinta-feira (19/11), a Associação Médica de Varginha (AMV) e a Oncominas realizaram uma palestra sobre “Orientação e Prevenção: Câncer de Próstata”, ministrada pelo médico oncologista clínico, Dr. Bruno Aquino de Souza.

O evento é uma ação em referência à campanha mundial Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Além de incentivar os homens a fazerem os exames de sangue e de toque para um diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata, Novembro Azul tem por finalidade incentivá-los a fazer um acompanhamento periódico com um médico e a buscar informações.

Segundo o Dr. Bruno, o câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. “Todo homem que sentir dificuldade em urinar, sensação de não esvaziamento da bexiga, sangramento na urina, entre outras anormalidades, deve ser avaliado por um urologista”, adverte.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Se diagnosticada no início, ela pode ter 90% de chances de cura. Caso seja detectada em estado avançado, a possibilidade de cura é de  10% a 20%.

Sobre Assessoria