OAB/MG e AMV realizam Seminário “O avanço da Febre Amarela e seus reflexos no Biodireito e na Saúde Pública”

Seminario1-300x300No dia 23 de março, as Comissões de Biodireito e de Direito da Saúde Pública da 20ª Subseção da OAB, juntamente com a Associação Médica de Varginha, realizarão um Seminário sob o tema “O avanço da Febre Amarela e seus reflexos no Biodireito e na Saúde Pública”, no Auditório do UNIS, na Cidade Universitária.

O evento será voltado para médicos, advogados, magistrados, membros da administração pública, estudantes das áreas Médicas e Direito, e visa apresentar alternativas para o grave desfalque nos estoques de sangue na cidade, resultando na remarcação de cirurgias eletivas por conta do estoque baixo de sangue no último ano.

É notório e de ampla publicidade que já há algum tempo os Bancos de Sangue vem sofrendo graves desfalques nos estoques de sangue, em que pese as inúmeras ações e campanhas de doações.

Em Varginha, tal grave problema teve seu reflexo em setembro de 2016, quando foi noticiado pela imprensa que o Hospital Regional remarcou diversas cirurgias eletivas por conta do estoque baixo de sangue doado.

PALESTRA: “Consequências Ematológicas no Paciente Infectado e Doadores, e seu reflexo nos Bancos de Sangue” (Dr. Luis Carlos Coelho – Médico Infectologista).

O médico infectologista Dr. Luis Carlos Coelho mostrará como doenças como a Febre Amarela, Dengue e outras têm fortes reflexos nesse problema. (Quem se vacina contra a Febre Amarela tem que aguardar 4 semanas para doar. Vacina Anti-rábica, é 1 ano). Ademais, existem graves consequências hematológicas nos pacientes infectados, uma vez que um dos órgãos mais afetados pela infecção é o fígado, com consequências hepatológicas.

MESA REDONDA: “Uma análise do Prontuário Médico e dos Documentos de Manifestação de Vontade dos pacientes sob a ótica do Biodireito” (Dr. Valdir Floriano Gonçalves – Promotor Aposentado, e Dr. Lucídio Rodrigues Ferreira – Presidente da Comissão de Biodireito).

Essa discussão também fará uma análise do Biodireito no paciente infectado, com participação do Dr. Valdir Floriano Gonçalves,  Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 1989 (atualmente aposentado), especialista em Direito Penal pela PUC de Campinas-SP, e atualmente consultor e palestrante jurídico voluntário, expert em Biodireito.

A discussão mostrará a relevância do Prontuário Médico como instrumento jurídico. Ademais, analisará a eficácia de Documentos de Manifestação de Vontade dos pacientes, como o Testamento Vital (utilizado para manifestar-se quanto a vontade do paciente em ter ou não sua vida mantida por aparelhos) e do Mandato Duradouro, documento em que o paciente nomeia um procurador para tomar as decisões por ele em caso de inconsciência. Abordará ainda a eficácia dos supra citados documentos em casos de risco iminente de morte, em caso de inconsciência do paciente e ainda diante do Poder Familiar, em caso de divergência de opiniões.

Para encerrar, acontecerá a palestra “Opções às Transfusões de Sangue – Atualização de Métodos Seguros e Eficazes”,  proferida pelo Cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Antônio Alceu dos Santos, com mais de 15 anos de experiência em Medicina Não Transfusional. O Dr. Alceu é um dos médicos responsáveis pela realização do Primeiro Retransplante de Coração no Mundo em criança, sem o uso de hemotransfusão. Médico criador no Brasil do Projeto Bloodless (ver www.bloodless.com.br que visa divulgar opções e alternativas as transfusões de sangue em todo o mundo.

Sendo assim, especialmente a comunidade médica certamente estará ansiosa para compartilhar o que pode ser uma excelente alternativa para o problema do estoque de sangue nos bancos.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Se você deseja transmitir este evento em sua cidade por videoconferência, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO – DIA 23 MARÇO 2017:

LOCAL DO EVENTO: Auditório do UNIS – Cidade Universitária – Rodovia Varginha / Elói Mendes.

(Outras cidades assistirão o evento através de Videoconferência)

As vagas para o evento presencial são limitadas.

Material de apoio: Distribuição de Artigos e Pareceres Médicos e Jurídicos, além do fornecimento de Certificados de Participação.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO “I SEMINÁRIO DE DIREITO DA SAÚDE PÚBLICA E BIODIREITO DE VARGINHA – MG”

Tema: O Avanço da Febre Amarela e seus reflexos no Biodireito e na Saúde Pública

  • Consequências hematológicas no paciente infectado e doadores
  • O reflexo nos estoques nos Bancos de Sangue
  • Análise do Biodireito no paciente infectado
  • Atualização nas alternativas à hemotransfusão

19:00 – Abertura do Evento com Dr. Ubirajara F. Rodrigues – Presidente 20ª Subseção OAB

19:20 – Palestra: Consequências hematológicas no paciente infectado e doadores, e seu reflexo nos Bancos de Sangue, com Dr. Luis Carlos Coelho – Médico Infectologista

20:00 – Mesa Redonda: Análise do Biodireito no paciente infectado, com Dr. Valdir Floriano Gonçalves – Promotor Aposentado e Dr. Lucídio Rodrigues Ferreira – Presidente da Comissão de Biodireito

20:35 – Intervalo e Coffee Break.

20:50 – Palestra: Opções às Transfusões de Sangue – Atualização de Métodos Seguros e Eficazes, com Dr. Antônio Alceu dos Santos – Cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa/SP

22:00 – Encerramento

Sobre Assessoria

Sem Comentários

Insira um comentário para iniciar a conversa sobre este artigo!

Deixe uma resposta