Parabéns Unimed Varginha pelos 40 Anos!

   Como surgiu o cooperativismo Médico no Brasil

No fim dos anos 60, com a unificação do sistema de previdência pelo governo brasileiro, caiu o padrão de atendimento da medicina pública e passou-se a investir na exploração da atividade. Expandiram-se as empresas de medicina de grupo e as seguradoras, porém em detrimento da classe médica, uma vez que a remuneração proposta por elas era sofrível – por vezes se refletindo no padrão dos serviços.

O cooperativismo surgiu, então, como forma de eliminar a intermediação comercial na prestação de serviços médicos, dar mercado ao maior número possível de colegas e assegurar serviços de qualidade aos clientes. Os primeiros esforços partiram de São Paulo, onde em 1967 fundou-se a primeira Unimed, na cidade de Santos. Desde então, o cooperativismo médico ganhou força e hoje o Sistema Unimed abrange praticamente todo o território nacional.

Portanto, surgiu no Brasil, em Santos, uma nova forma de atendimento médico: a cooperativa de saúde Unimed. Gerenciada pelos próprios profissionais de medicina, o cooperativismo médico cresceu sob o comando “dos próprios donos”, que buscavam uma medicina de qualidade por um preço justo.

Como surgiu a Unimed Varginha

Foi esta ideia que o Dr. Edmundo Castilho trouxe para os colegas de Varginha, em 1972. Ele mostrou aos médicos varginhenses a realidade dos centros urbanos no final dos anos 60, onde as medicinas de grupo tratavam a saúde como mercadoria e cresciam com lucros assustadores.

Então, em Varginha, a história da Unimed começou em 1972 com a vinda dos fundadores da Unimed Santos, doutores Edmundo Castilho e Eduardo Castilho. Eles  mostraram a necessidade dos médicos se unirem em cooperativas médicas. O alerta do Dr. Edmundo encontrou força e apoio entre cerca de 40 médicos que clinicavam em Varginha e região.

O cooperativismo pregado por Castilho ganhou eco na cidade e a adesão de médicos de renome, tais como: Dr. Mário Frota, Dr. Paulo Frota, Dr. Paulo Chaves, Dr. José Del-Fraro e Dr. Aloysio Severo Martins. Surgiu, então, em 15 de janeiro de 1973, a Sociedade Cooperativa do Sul de Minas Para Prestação de Serviços Médicos e Hospitalares (MEDIMINAS-SUL).

Situada numa pequena sala da Associação Médica de Varginha (AMV), a MEDIMINAS-SUL tinha em seu quadro inicial de profissionais 45 médicos e atendia 38 municípios do Sul de Minas. Aos poucos, a cooperativa se subdividiu por regiões para melhor atender aos seus usuários e se expandiu prestando atendimento para funcionários das empresas instaladas na localidade (as pioneiras foram o Moinho Sul Mineiro e o Instituto Brasileiro de Café). Em 1976, passa a se chamar Unimed Varginha Cooperativa de Trabalho Médico (a sexta cooperativa do Sistema Unimed).

Desde aquela época, a Unimed Varginha vem crescendo e se solidificando cada vez mais no mercado. A sala inicial da AMV deu lugar a três prédios e agora sua sede no Centro da cidade.

A Unimed Varginha cresceu e hoje atende a quase 100 mil clientes. A entidade também conta com uma rede credenciada composta por mais de 300 médicos cooperados, hospitais, sendo o Humanitas hospital próprio.

Os números representam a grandeza da Unimed Varginha e comprovam que esse crescimento só foi possível graças ao empenho e a dedicação de todos: cooperados, colaboradores e serviços contratados, que juntos garantem excelência em atendimento, qualidade nos serviços e a credibilidade que a marca Unimed transmite.

.A Unimed Varginha estendeu ainda mais seus benefícios com a criação da cooperativa Usimed, que oferece preços especiais em medicamentos, aparelhos ortopédicos e atendimento profissional nas áreas de psicologia, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicopedagogia.

Em 1998, a Unimed Varginha passou a ter o seu próprio hospital: o Hospital Humanitas, reconhecidamente um dos melhores em nossa região por oferecer atendimento médico e cirúrgico em diversas especialidades.

Atualmente, a Unimed Varginha tem cerca de 300 médicos e está próximo dos 100 mil usuários. Para atender bem aos seus clientes, os usuários têm, ainda, à sua disposição Pronto Atendimento 24 horas (em Varginha e São Gonçalo do Sapucaí) e UTI Móvel.

Os projetos

Além de apoiar diversos eventos nas áreas cultural, esportiva, social e de saúde, a Unimed Varginha desenvolve constantemente alguns projetos em benefício da comunidade. São Eles:

BebêMed: curso gratuito de orientação ao casal grávido, onde o mesmo é orientado como ter uma gravidez e um parto tranqüilo. Informações para cuidar do bebê também são passadas às futuras mamães e papais.

Melhor Idade com Saúde: ciclo de palestra gratuito que ensina às pessoas da chamada terceira idade a terem uma vida mais saudável.

AlegreMed : dupla de atores visitam os três hospitais de Varginha fazendo recreação com os pacientes internos, o que já foi comprovado cientificamente que colabora da melhoria do estado do doente.

Fraldão Solidário: em parceria com o Colégio Catanduvas, a Unimed Varginha produz e distribui gratuitamente fraldas descartáveis para entidades beneficentes e pessoas carentes de Varginha e das cidades da área de ação da Unimed.

Sobre Assessoria