Pesquisa beneficia quem perdeu a visão

Pesquisadores dos Estados Unidos deram um passo importante para ajudar os seres humanos a recuperarem a visão. Os cientistas de Universidade de Medicina Cornell University, em Nova York, estão mais próximos de decifrar o processo de comunicação entre a retina  e o cérebro. Para isso eles fizeram estudos com ratos cegos que voltaram a enxergar com ajuda de uma nova prótese que utiliza ligações eletrônicas entre uma “câmera” colocada no lugar dos olhos e a parte posterior do cérebro responsável pela decodificação da imagem no ser humano normal.
De acordo com o oftalmologista de São José do Rio Preto,  Marcelo Mendonça, próteses desse tipo já existiam mas a importância dessa pesquisa está na decodificação da comunicação neural.
Ele completa: “a visão obtida ainda está longe de ser normal, mas já é um progresso gigantesco em relação às próteses existentes que davam apenas a visão de “vultos grosseiros”. O futuro tornou-se mais promissor para as próteses eletrônicas, pois este código de comunicação se constitui na parte mais difícil da obtenção futura de próteses ideais. Esta pesquisa é uma vitória para todos aqueles envolvidos (médicos, pacientes e pesquisadores) com a cegueira de causa glaucomatosa ou retiniana”. Informações:
Dr Marcelo Mendonça –  Oftalmologista (CRM 76409)
Especialista em Catarata e doenças do segmento anterior do olho. Diretor-presidente da Clínica Glaukos, Presidente do Instituto Glaukos – Clínica e Pesquisa.

Tags: ,

Sobre Assessoria