Samu é inaugurado em Varginha

samu2O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguraram na sexta-feira, 30/01, em Varginha, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O projeto beneficiará os 153 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), que abriga cerca de 2,7 milhões de habitantes.

O serviço de atendimento entrou em operação a partir de sábado (31) e os 153 municípios atendidos foram divididos em 34 bases. Para ter acesso ao serviço, os usuários terão que ligar para o número 192. O custo de instalação da estrutura girou em torno de R$ 3 milhões.

Durante o evento, 43 ambulâncias foram divididas entre esses municípios, sendo que nove são unidades de suporte avançado (USA – UTI Móvel) e as restantes são unidades de suporte básico (USB).

A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. O resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada quando é necessária a intervenção médica. Nesses casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

As ambulâncias foram entregues aos seguintes municípios: Alfenas (2), Aiuruoca (1), Boa Esperança (1), Cambuí (1), Campos Gerais (1), Carmo do Rio Claro (1), Cássia (1), Caxambu (1), Delfinópolis (1), Extrema (1), Guapé (1), Guaxupé (1), Itajubá (2), Lambari (1), Lavras (2), Luminárias (1), Machado (1), Nepomuceno (1), Nova Resende (1), Ouro Fino (1), Paraisópolis (1), Passos (2), Piumhi (2), Poços de Caldas (2), Pouso Alegre (2), Santa Rita de Caldas (1), Santa Rita do Sapucaí (1), São Gonçalo do Sapucaí (1), São Lourenço (2), São Roque de Minas (1), São Sebastião do Paraíso (1), Três Corações (1), Três Pontas (1) e Varginha (2).

Dr. Armando e PimentelNa ocasião, o vereador e diretor de patrimônio da Associação Médica de Varginha (AMV), Dr. Armando Fortunato Filho, entregou ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, um ofício assinado pelos vereadores de Varginha e pelas entidades médicas mineiras, solicitando que envide esforços para viabilizar a implantação de uma Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – em Varginha, MG.

“Uma faculdade de Medicina em nosso município, através da UNIFAL, virá contribuir para a Saúde Pública e para consolidação do SUS, ampliando a formação e a capacitação profissional com qualidade para futuros profissionais médicos que trabalharão em Minas Gerais e em outros estados brasileiros”, afirmou o médico.

Esta proposta teve apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) que, através do seu presidente, Dr. Lincoln Lopes Furtado, elogiou a iniciativa da AMV de proporcionar uma faculdade de Medicina em Varginha. “Acreditamos firmemente que a formação e a capacitação profissional de qualidade aos futuros médicos em muito contribuirá com a assistência à saúde do Cidadão Brasileiro, ao propiciar a melhoria na qualidade de sua prática, não só no Sul do Estado de Minas Gerais, mas em todo o território brasileiro”, concluiu o presidente da AMMG.

Sobre Assessoria