SEMANA DO MÉDICO COMEÇA HOJE NA AMMG

 A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina (CRM MG) e o Sindicato dos Médicos (Sinmed MG) promovem, em homenagem aos 38 mil profissionais atuantes do Estado, a Semana do Médico 2012. As comemorações acontecem durante o mês de outubro, em Belo Horizonte, com solenidades especiais para os profissionais de medicina. O presidente da AMMG, Lincoln Lopes Ferreira, afirma que honrarias são mais que merecidas: “Devemos mirar nos exemplos dos colegas homenageados e entender que ainda é possível investir em uma profissão muitas vezes desvalorizada. São eles que nos fazem crer que vale a pena todo o sacrifício, horas longe de nossas famílias, viagens canceladas para, acima de tudo, cuidar de um bem maior que é a saúde de nosso paciente”. 

Hoje, dia 15 de outubro, a AMMG lança a ‘Insígnia do Mérito Associativo’. A homenagem é destinada aos médicos que completaram 70 anos de idade e que há pelo menos 10 contribuem, ininterruptamente, junto à AMMG.

Já no dia 16, acontece a quarta edição do Fórum “O Médico, o Sonho e o (Des)encanto” – evento voltado para profissionais de saúde. Este ano, o tema central será ‘A vulgarização da Medicina’. O objetivo do encontro é a discussão dos contínuos progressos da medicina contemporânea, os meios diagnósticos e terapêuticos, novas doenças, acesso à informação e a postura do profissional neste contexto.

Cinco médicos receberão o título “Personalidade Médica 2012”, no dia 17, nas áreas científica, clínica, saúde pública, docente e defesa profissional (veja lista). As escolhas foram feitas por entidades mineiras, entre associações de classe, faculdades de medicina e secretarias de saúde, com base na importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Na mesma noite, 17 profissionais recebem a honraria ‘Médico Mineiro em Destaque’, concedida àqueles que se destacaram no exercício digno da medicina no interior do Estado (veja lista). Ainda na mesma data, acontece o descerramento do quadro do presidente da AMMG nos períodos 2005-2008 e 2008-2011, José Carlos Collares Filho.

No ‘Dia do Médico’, dia 18, também na sede da entidade, será realizada a homenagem aos ‘Jubilados de Ouro’. Médicos que atuam em Minas Gerais e completam, em 2012, 50 anos de formatura. Neste dia, 159 médicos recebem as homenagens pelas suas trajetórias durante cinco décadas em prol do bem estar de seus pacientes, além de várias outras contribuições, muitas delas, na área da docência e de inúmeras atividades científicas. 

No dia 19, o CRM MG entrega a comenda de Honra a Ética. Com esta cerimônia a instituição reconhece, diante de um renomado público, a importância dos colegas médicos que de maneira atuante e participativa se tornaram referências em suas áreas.

Para fechar a programação, durante todo o mês de outubro, estará em exposição, no Espaço Cultural Otto Cirne, da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), ‘Registros do Olhar’, que reúne fotografias da alergista e imunopatologista, Maria Cândida Marques. Suas obras propõem uma nova forma de leitura sobre diversos objetos, um convite ao imaginário e as possibilidades de ver além do registro feito pela artista.

Mais informações sobre a ‘Semana do Médico 2012’ pelo telefone (31) 3247 1608 ou no site www.ammg.org.br.

Sobre Assessoria