SOBED e ASGE promovem ação de qualificação profissional para endoscopistas

No mês de dezembro, de 2 a 7, o Brasil sediará pela primeira vez o Projeto “AMBASSADOR”, um programa internacional de iniciativa filantrópica tem por objetivo levar conhecimentos em endoscopia do trato gastrointestinal a profissionais de regiões em que há pouco ou nenhum acesso a tecnologias, bem como a educação continuada, no intuito de qualificar médicos endoscopistas.

O AMBASSADOR, que já passou pelo Egito, Equador, Ilhas Salomão, Taiwan e Vietnã com boa aceitação e resultados, agora será concretizado no País, graças a uma parceria entre a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), idealizadora do Projeto, e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

A cidade escolhida para a realização da ação foi Manaus (AM). A SOBED, por meio do Comitê Científico e Coordenadores do Projeto Ambassador, fará a seleção de 30 médicos endoscopistas que morem e trabalhem nas regiões do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima, Rondônia, Tocantins e norte do Mato Grosso. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 31 de agosto no site da Sociedade www.sobed.org.br.

Desde que teve início em 2010, o AMBASSADOR reúne médicos voluntários com o interesse de promover o intercâmbio médico e social, por meio da imersão na realidade da endoscopia nos locais em que ocorre.

O programa é composto por duas etapas, sendo a primeira teórico-prática (hands on) e segunda prática. Entre os ensinamentos do curso serão destaques a gastrostomia, dilatações, mucosectomias, retiradas de corpos estranhos, ligadura elástica e outros.

Sobre Assessoria