Vanessa Reis recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Varginha

vanessaEm cerimônia realizada no dia 17 de novembro, a fotógrafa e artista visual Vanessa Caldeira Teixeira Reis recebeu da Câmara Municipal de Varginha uma Moção de Aplauso. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Armando Fortunato Filho, como reconhecimento da Casa Legislativa pela elevação da fotografia e das artes visuais de nossa cidade e de nosso país, enobrecendo sobremaneira a cultura de nossa cidade.

 Para Vanessa, ser artista visual, trabalhar com arte e fotografia, com visualidades, é uma paixão, sua essência, já que tudo se revelou ainda na infância e é uma honra ser reconhecida pela Câmara Municipal. “A importância desta homenagem é a valorização do trabalho pela cidade de Varginha. Os Vereadores representam a população. Então, esta moção é para mim um prêmio – se posso dizer assim – de reconhecimento da cidade por toda uma trajetória nas artes e cultura. Momentos como este são importantes para que ações, pessoas ou instituições sejam conhecidas e novas possiblidades surjam a partir daí. Nos mostra que, apesar das dificuldades, dos obstáculos, estamos no caminho certo”, afirmou.

Vanessa Caldeira Teixeira Reis é esposa do médico reumatologista, Dr. Enio Ribeiro Reis.

 DSC01325Palavras da homenageada dirigidas, da Tribuna, aos presentes:

Boa noite a todos.

 É uma honra estar aqui e receber tão carinhosa e respeitosa homenagem. No entanto, não se chega a este momento sem um percurso, e este, sempre coletivo. Então, para que possamos comemorar com alegria e também com justo reconhecimento é preciso fazer antes alguns agradecimentos.

Em primeiro lugar quero agradecer por minha família. Agradeço aos meus pais pelos valores preciosos repassados, aos meus irmãos, meu marido Enio, minha filha Isadora – que não puderam estar presentes -,  minha filha Letícia – que está aqui -, pelo apoio incondicional sempre.

Agradeço ao vereador Armando Fortunato pela iniciativa desta homenagem e a todos os vereadores desta Casa pela consideração ao meu trabalho como sendo de importância para a cultura de Varginha.

Não poderia deixar de agradecer também os queridos amigos, a Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências, todos aqueles que estiveram ao meu lado neste percurso.

Realizei minha graduação em Administração há muitos anos. Naquela época a escolha pela arte não foi possível. Não é novidade para ninguém o quão difícil em nosso País, é a trajetória pelos caminhos artísticos. Entretanto, em um momento da minha vida percebi que, apesar das dificuldades, deveria retomar meu propósito de abraçar e declarar meu amor por esta área. Com este giro pude fazer valer que Arte é conhecimento como outras áreas o são. Por meio do convívio com meus colegas de pós-graduação compreendi e acreditei na possibilidade de existir com esta escolha.

A arte é um lugar de exercício de utopias. Ao decidir trabalhar com processos criativos optei por dar valor ao desejo, a um estilo que revela o modo como penso e sustento minhas escolhas e atitudes; como interajo com o mundo e com a cultura.

Ser artista visual, trabalhar com arte e fotografia, com visualidades, é uma paixão. Eu diria ser esta minha essência, já que tudo se revelou ainda na infância.

Em um texto, a diretora e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, Bya Braga, nos traz de forma sábia que a Arte talvez não consiga combater as epidemias, o consumo do crack, o uso abusivo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, mesmo porque, a Arte não tem necessariamente as mesmas finalidades que o campo das ciências e tecnologias, que também padecem com suas dificuldades para fazer o mundo melhorar. As artes sequer, talvez sejam para ser entendidas, mas, sim, para serem sentidas e vividas a fim de que possamos por meio delas partilhar sensibilidades e afetos. Perceber que o belo, este Belo tão específico a cada indivíduo, a cada Olhar, é o que resiste a algo como conceito que escapa a um pensamento pragmático, utilitário, funcional.

Friedrich Nietzsche disse que a essência de toda arte bela – de toda grande arte – é a gratidão. Como artista e varginhense sou grata por este gesto de reconhecimento.  Os aplausos também são para os senhores e senhoras desta Casa.

Obrigada.

 Currículo:

 Vanessa Caldeira Teixeira Reis – Vanessa CTReis – é brasileira, mineira da cidade de Varginha, fotógrafa e artista visual, com especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB). Desde muito nova se interessou pelas artes, iniciando seus estudos em desenho e pintura com professores particulares.

 Em 1980 entrou na escola da artista plástica e professora Alba Cocconi Ribeiro, de Varginha. Daquele tempo até os dias atuais, buscou se aprimorar com artistas e professores como Pierre Jacques Louis Fatosme, de formação na Escola de Belas Artes de Paris; o artista e professor Michele Vanzetti, da escola italiana; a artista e professora Diana Figueiredo, de Belo Horizonte, e o artista e professor Theo Giardullo, de São Paulo.

 Graduou-se em Administração no ano de 1994 e, anos depois, fez pós-graduações na área de artes. Mais recentemente cursou fotografia na Escola de Imagem, em Belo Horizonte. Em seu estúdio de fotografia e arte desenvolve trabalhos onde se observa uma poética visual contemporânea e a sensibilidade e visão especial da artista que lê o mundo e o apreende, recriando-o como obra sua.

Em suas fotografias, percorre caminhos deixando-se enlevar pela magia das nuances da luz. Em suas criações artísticas, busca reflexão e força crítica por meio de inovações e pesquisas. Suas obras são experimentações híbridas que mesclam fotografia, desenho, pintura e tecnologia digital. Elas privilegiam os sentidos e a reflexão e possuem um enorme potencial crítico.

 O processo criativo da artista se desenvolve na virtualidade, traço marcante que proporciona uma nova forma de se fazer arte. Nesta composição encontram-se incertezas entre os significados. O discurso visual se constitui a partir dessa relação onde fragmentos de imagens desconstruídas de seu aspecto original criam novos significantes, possibilitando a construção de um novo objeto.

 Participou de várias exposições nacionais e internacionais, coletivas e individuais: Brasil (2014, 2013, 2012, 2011, 2009, 2007, 2005), França (2014), Áustria (2011, 2008), Portugal (2011), Espanha (2011), Polônia (2008), Alemanha (2008), Itália (2007). Possui trabalho catalogado no Arte Padova 2007 – 18ª Mostra Mercato d’Arte Moderna e Contemporânea e no Guide Biennal d’Art Contemporain 2014/2015. Desde fevereiro de 2008 é ocupante da cadeira 05 da Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências.

Sobre Assessoria