Aconteceu na noite desta sexta-feira (21) no Hotel Tryp by Whyndan, o encontro científico sobre “Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica - Shua”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo de Sousa Tavares e realizada pela Associação Médica de Varginha (AMV).

A síndrome hemolítica urêmica atípica (SHUa) é uma condição rara e potencialmente fatal. É uma forma de microangiopatia trombótica que afeta principalmente os rins, mas também pode envolver outros órgãos. No entanto, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de uma boa recuperação.

Dr. Marcelo de Souza Tavares é nefrologista pediátrico titulado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Doutor pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, Preceptor da residência médica em Nefrologia Pediátrica da Santa Casa de Belo Horizonte e Membro do Departamento de Nefrologia Pediátrica da SBN.

Para o Dr. Francisco Roberto Lello Santos, nefrologista e vice-presidente da AMV, “o papel da Associação Médica é impulsionar a educação continuada aos médicos, pois é de extrema importância nos mantermos atualizados e, assim, otimizar o cuidado com os pacientes”.