Associação Médica de Varginha realiza Jornada de Especialidades Médicas

Jornada 2A Associação Médica de Varginha (AMV) promoveu nos dias 25 e 26 de outubro a Jornada de Especialidades Médicas. O evento reuniu médicos e estudantes de medicina da cidade e região, que participaram de palestras com temas variados e inerentes aos diversos temas da área médica.

Durante a solenidade de abertura, o Presidente da AMV, Dr. Adrian Nogueira Bueno, agradeceu a presença de todos, destacando o apoio da atual diretoria que se empenhou na organização do evento. “Me sinto muito feliz de estar abrindo este evento que certamente marcará a medicina científica da nossa região. É essa a tônica da Associação Médica de Varginha sob nossa presidência. Trazer o novo, o atual, o que ocorre no momento, procurando oferecer aos nossos colegas novidades e novas tecnologias. Escolhemos assuntos a serem apresentados e discutidos que são de interesse não só aos médicos e estudantes, mas que também tragam maiores informações e atualizações para a sociedade”, afirmou o médico.

O evento também contou com a participação do Presidente da Unimed Varginha, Dr. Raimundo Nonato de Castro Andrade, da Delegada do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais em Varginha, Dra. Climênia Zaccarelli Del-Fraro, do Delegado Adjunto de Assuntos do Interior da Associação Médica de Varginha, Dr. Armando Fortunato Filho, do Presidente da OAB Varginha, Dr. Alexandre José do Prado Campos e Silva, do Presidente da Comissão de Biodireito da OAB Varginha, Dr. Lucídio Rodrigues Ferreira e da Presidente da Comissão Especial do Direito da Saúde Pública da OAB Varginha, Dra. Francine Salomé Ribeiro Rodrigues de Souza.

O primeiro dia da Jornada teve início às 19h30 min com a palestra sobre “Medicina, Arte, Ciência e Sabedoria”, presidida pelo Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia, Dr. Demercindo Brandão Neto. Em seguida, o médico nefrologista, Robson Eugênio da Silva, apresentou a palestra “Síndrome Cardiorrenal” e a médica geriatra e membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dra. Ana Cláudia de Andrade, ministrou a palestra sobre “Cuidados Paliativos”. Para finalizar a noite, foi servido um coquetel, que contou com a participação da Banda Tríade.   Jornada 11

O segundo dia iniciou-se às 8h e foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Gold 2019 – O que mudou?”, com o médico pneumologista, Dr. Fábio Antônio Gomes, “Manejo dos Biológicos nas Vasculites”, com a PhD em biologia celular e molecular pela Fiocruz com ênfase em imunologia, Dra. Flávia Rachel Moreira Lamarão, “Atualidades da Síndrome Coronariana Aguda”, com o cardiologista e ex-presidente, por dois mandatos, da Sociedade Sul Mineira de Cardiologia, Dr. Armando Martins Pinto, “Diabetes Gestacional”, com a médica endocrinologista, Dra. Rachel Bueno Nogueira, “Atendimento Primário no Politrauma”, com o anestesista e médico regulador/intervencionista do Cissul/Samu em Varginha, Dr. Márcio Antônio Rios, “Coledocolitíase: Diagnóstico e Conduta”, com o médico titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Dr. Luiz Carlos de Andrade e “Novos Conceitos na Cirrose Hepática”, com o médico gastroenterologista e hepatologista e ex-presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais e da Sociedade Sul Mineira de Gastroenterologia, Dr. Mário Benedito Costa Magalhães, além de discussões e questionamentos dos participantes. Ao final de cada apresentação, os palestrantes receberam um mimo, com produtos típicos de Varginha.  Jornada 6

Para o Diretor Científico da entidade, Dr. Francisco Roberto Lello Santos, “atribuo o sucesso deste evento a participação incondicional de toda diretoria, aos palestrantes e colaboradores e, principalmente, aos que vieram assistir essas palestras. É uma forma muito importante de distribuir e compartilhar conhecimentos, para que todos os nossos pacientes tenham acesso a mais rica e humanizada medicina, de uma forma global. Foi um evento inesquecível e tenho certeza que foi um marco divisório nos eventos da cidade”.

A “Jornada de Especialidades Médicas” teve o apoio da Unimed Varginha, Unimed Intrafederativa – Federação Regional Sul de Minas, da UCB Biopharma, da GlaxoSmithKline e da Mantecorp Farmasa.

 

 

Sobre Assessoria