Força Aérea Brasileira abre concurso para médicos

Os médicos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial de carreira podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR), no período de 8 de abril a 12 maio. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no site http://www.ciaar.com.br. As vagas são destinadas a profissionais de ambos os sexos, que possuem título de especialista em anestesiologia, cardiologia, cancerologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular-periférica, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, hematologia, infectologia, medicina intensiva, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e pediatria.

O processo seletivo é composto por prova teórica de língua portuguesa e de conhecimentos especializados, prova prático-oral, teste físico e exames de saúde e psicológico. As provas escritas serão aplicadas no dia 19 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.

A remuneração para o profissional em início de carreira é em torno de R$ 6 mil, sendo que o médico pode chegar ao posto de major- brigadeiro. A FAB ainda oferece outros benefícios como assistência médica e odontológica, carga horária reduzida, alimentação e moradia.

Para muitos médicos que atuam na FAB, a possibilidade de poder servir o país, de adquirir estabilidade e de poder atuar em hospitais de qualidade são os grande atrativos da carreira.

A médica intensivista Clarissa Francisca Valdez, que ingressou na FAB em 2010, ressalta que a possibilidade de servir à pátria e de adquirir conhecimentos de diferentes áreas fizeram com que decidisse ingressar no Quadro de Oficiais Médicos da FAB. “O que mais me chama a atenção no fato de ser médica intensivista da FAB é não apenas ser médica intensivista. Podemos atuar em outras localidades e em outras áreas, como administração, ensino e logística, o que é muito estimulante. Vejo tais possibilidades como um processo de crescimento e diversificação profissional. Espero também, mediante minha dedicação proativa, poder realizar cursos de especialização nacionais e internacionais para agregar valor à FAB e poder devolver a ela os benefícios deste investimento. Não vejo meu crescimento sem poder retribuir à FAB.”

O Sistema de Saúde da Aeronáutica é estruturado por regiões e busca proporcionar a adequada assistência médico-hospitalar aos militares (ativos e inativos) e aos seus dependentes. Além de proporcionar esses atendimentos, os profissionais de saúde da FAB também participam de missões humanitárias, como a que ocorreu após o terremoto que devastou o Haiti, no início de 2010. Na ocasião, profissionais de saúde da FAB foram enviados a Porto Príncipe para trabalhar em um Hospital de Campanha. Em quase três meses, realizaram mais de 20 mil atendimentos. Salvaram vidas, também participaram de partos.

Curso de Formação para médicos
Em caso de aprovação no concurso, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, com duração de 18 semanas. O curso visa proporcionar aos médicos, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação. Entre as instruções ministradas estão: armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, o funcionamento do sistema de saúde na Aeronáutica, a legislação militar e segurança de voo. Após o curso, o médico será nomeado Primeiro-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

Sobre Associação Médica de Varginha