Médicos abordam uso do crack

AMMG Logo    Dia 6 de abril (sábado), na Associação Médica de Minas Gerais, especialistas discutem estratégias para barrar a droga utilizada por 2,6 milhões de brasileiros. ‘Dependência ao Crack: Avaliação pelas Diversas Especialidades’ Data: 6 de abril, sábado. Horário: 8h às 12h20. Local: sede da Associação Médica de Minas Gerais – Avenida João 161, Centro – Belo Horizonte. Contato: (31) 3247 1619

‘Dependência ao Crack: Avaliação pelas Diversas Especialidades’ é tema da Reunião Multidisciplinar que acontece, dia seis de abril, sábado, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O psiquiatra, membro da Comissão de Formação Continuada da AMP, Frederico Duarte Garcia, fala sobre a necessidade de se quebrar o mito de que o paciente usuário de drogas é tratado somente pelos psiquiatras, ignorando muitas vezes, as consequências clínicas e cirúrgicas do uso da droga.  Por esse motivo, o tema será discutido com representantes da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), Sociedade Mineira de Neurologia (SMN) e Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti).

O evento é direcionado aos médicos associados da AMMG e acadêmicos de medicina. Garcia conta, que 2,6 milhões de pessoas já utilizaram o crack ao menos uma vez na vida, no Brasil. Isto indica que o usuário está frequentando não somente os consultórios dos psiquiatras, mas de todos os especialistas, urgências clínicas e cirúrgicas. Outro aspecto importante, enfatizado pelo psiquiatra, é o desenvolvimento de patologias associadas ao uso de crack.

A droga também está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, nutricionais, pulmonares e neurológicas, além de aspectos indiretos como é o caso das mães usuárias e de seus bebês. “Capacitar os colegas para identificação do uso, abuso e consequências do crack é algo fundamental neste contexto epidemiológico”, avalia o especialista. O psiquiatra esclarece que a há a necessidade de um tratamento interdisciplinar para usuários do crack que demande o conhecimento específico de várias especialidades que precisam conversar entre si, conduzindo os casos de maneira integral e humanizada. As inscrições para a reunião multidisciplinar é gratuita e podem ser feitas pelo site: www.ammg.org.br. Mais informações: (31) 3247 1619. 

Confira a programação 8h15 – 8h45: Credenciamento e café de boas-vindas; 8h45 – 9h: Abertura – Lincoln Lopes Ferreira, presidente da AMMG e Luciana Costa, diretora científica da AMMG;9h – 9h10: Maurício Leão de Rezende, presidente da AMP;Mesa 1: ‘Direto ao ponto- O Crack nas diversas especialidades. Atualização’, Frederico Duarte Garcia, psiquiatra membro da Comissão de Formação Continuada da AMP; 9h10 – 9h20: ‘Rede de Assistência Pública para o Tratamento da Dependência ao Crack’ – Paulo Roberto Repsold, diretor da AMP e AMMG; 9h25-9h35: ‘Crack e crises convulsivas’ – Maria do Carmo Vasconcellos Santos, neurologista;9h40 – 9h50: ‘Aspectos nutricionais dos dependentes de crack’ – Maria Isabel Toulson Davisson Correia, professora titular da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG); 10h5 – 10h15: ‘Complicações obstétricas em gestantes dependentes de Crack’ – Frederico José Amedee Peret, diretor científico da Sogimig;10h20-10h30: ‘Tratamento da Overdose de Crack’; 10h35-10h40: ‘Alterações hepáticas relacionadas à dependência do Crack’ – Luciana Diniz Silva, médica, professora adjunta da UFMG.10h40 – 11h: Debate;11h – 11h20: Coffee-break.Mesa 2: 11h20 – 12h10: ‘Crack e seu Impacto nas Famílias – Convite ao Público Leigo Não Médico’, Frederico Duarte Garcia, psiquiatra membro da Comissão de Formação Continuada da AMP;12h10 – 12h20: Encerramento.

Sobre Assessoria