MÉDICOS LUTAM POR MAIS RESPEITO E MELHORIA NO SERVIÇO DE SAÚDE E DECIDEM POR UM DIA DE PARALISAÇÃO

Fonte: Sindicato dos Médicos de Minas Gerais

WhatsApp Image 2020-02-04 at 12.47.39Em Assembleia Geral Extraordinária realizada dia 3 de fevereiro, profissionais médicos da Prefeitura de Varginha deliberaram por realizar uma paralisação nos atendimentos, dia 19 de fevereiro.  Na ocasião, serão realizadas atividades relacionadas à saúde para a população na sede da Associação Médica de Varginha.

Os médicos também deliberaram por fazer um trabalho junto aos pacientes para informar sobre a situação atual das policlínicas/PSF, pedindo apoio de todos. Foram criadas comissões para ajudar nessa divulgação.

A paralisação é uma forma de chamar a atenção para a situação da saúde vivenciada no município, que tem uma assistência de referência na região, em grande parte pela atuação da “laboriosa categoria dos médicos”, como reconhece a Prefeitura em manifestação à imprensa, porém, esta assistência de qualidade está ameaçada por mudanças na relação da Gestão Municipal com os médicos. Desde o mês de outubro, os médicos denunciam descontos de vencimento sob a rubrica “faltas injustificadas”. Segundo eles, não houve ausência dos profissionais, os quais compareceram ao trabalho e atenderam as demandas existentes, mas a Prefeitura modificou o formato de apuração do trabalho sem os devidos comunicados e não demonstrou abertura para negociação em tempo hábil.

A pauta de reivindicações contempla, ainda, a defasagem na remuneração, melhoria das condições de trabalho e a readequação do plano de carreira.

Participaram da assembleia, pelo Sinmed-MG, o diretor de Mobilização, Cristiano Maciel; o diretor de Relações Institucionais e Assuntos Legislativos, Cleverson Kill; a advogada Paloma Aguiar Marques;  e os delegados sindicais  Adrian Nogueira e Armando Fortunato, lideranças dos médicos da cidade.

Durante a assembleia, Cristiano Maciel relatou a reunião realizada no mesmo dia no Ministério Público, em que a Promotora demonstrou grande conhecimento sobre o funcionamento do sistema de saúde do município e, após ouvir os médicos, se dispôs a participar das negociações junto à Prefeitura.

Em seguida, Cristiano Maciel informou sobre a reunião com os órgãos municipais: Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e Procuradoria, realizada após o encontro na Promotoria, quando se discutiu o histórico que levou ao impasse atual. As entidades apresentaram sua visão de que faltou habilidade política da Prefeitura para a instauração de um processo correto, que é o registro de ponto, o que levou aos descontos indevidos. Apesar da assistência em saúde no município ter qualidade reconhecida, não é isenta de problemas, que foram apresentados pelos médicos, que estão dispostos a apresentar sugestões e trabalhar pela sua melhoria, se houver abertura por parte da Prefeitura. Dentre os problemas estruturais, ressalte-se a falta de um plano de cargo e carreira, que valorize a qualidade do servidor médico municipal. A reunião foi um passo importante para as negociações, visto que a Prefeitura não tinha ainda recebido o sindicato.

Os médicos também serão ouvidos pelos Vereadores em Audiência na Câmara Municipal no dia 10 de fevereiro. Em face de todos os canais de comunicação abertos, a categoria optou por adiar o início de uma greve, que seria deflagrada na Assembleia, mas definiram um dia de paralisação, para sensibilizar a Prefeitura e tentar uma conclusão satisfatória, que valorize o trabalho destes profissionais, levando uma assistência à saúde melhor à população de Varginha.

Sobre Assessoria