Moção ao IPD e as palavras do Dr. Janini

Dr. Armando Fortunato

   Dr. Armando Fortunato

Dr. Janini no Plenário da Câmara

Dr. Janini no Plenário da Câmara

 

O vereador, e presidente da Associação Médica de Varginha, Dr. Armando Fortunato, requereu que se constasse na Ata dos trabalhos da Reunião da Câmara Municipal de Varginha, do dia 24 de junho de 2013, para registro nos anais daquela Casa Legislativa, MOÇÃO DE APLAUSO ao IPD- Instituto de Prevenção e Diagnóstico pelos 35 anos das atividades laboratoriais em prol da Saúde de Varginha e do Sul de Minas.

Em sua justificativa, alegou o Vereador: “Varginha teve o privilégio, em 1978, de receber a instalação do Instituto de Prevenção e Diagnóstico (IPD), criado pelo renomado profissional médico, Dr. João Baptista Macuco Janini, recém chegado do Rio de Janeiro/RJ. O IPD foi um grande desafio para o doutor Janini, que tinha como objetivos a busca do aprimoramento técnico contínuo, da garantia da qualidade, da precisão diagnóstica e da agilidade no atendimento à vasta clientela sulmineira.

Através dos investimentos em aparelhos e instrumentos mais modernos e da capacitação permanente de seus colaboradores, o IPD vem alcançando um crescimento na sua capacidade analítica, reduzindo os prazos na entrega de resultados, agilizando o início dos tratamentos médicos devidos pelos demais profissionais da saúde. Como empresa moderna e de vanguarda nos conhecimentos científicos, este Instituto sempre esteve atento às novidades dos segmentos das análises clínicas humana e veterinária, da citopatologia, da anatomia patológica, da microbiologia médica, do controle da qualidade de água, cosméticos e efluentes, e de consultorias diversas. Promove frequentemente a participação de seus profissionais em programas interlaboratoriais de controle de qualidade, a fim de alcançar a sua missão com um trabalho cada vez mais dinâmico, preciso, profissional e em equipe.

Ao longo desses 35 anos, o IPD se tornou uma referência regional de grande credibilidade, aliando a qualidade, a precisão e o respeito aos seus clientes, na grande maioria, usuários do SUS de diversos municípios. Atualmente o laboratório IPD atende as Superintendências Regionais de Saúde de Varginha, Alfenas, Pouso Alegre e Divinópolis, atingindo um total de 140 cidades, orgulhando a nossa cidade por esta referência e por este compromisso como empresa cidadã voltada especialmente para a população mais carente do Sistema Único de Saúde.

As novas instalações cuja sede se encontra à avenida Princesa do Sul, número 1900, no bairro Rezende, são modernas com mais de 1500 metros quadrados de construção, com uma equipe técnica composta de nove farmacêuticos bioquímicos, três médicos, dois biomédicos, todos com especialização, um assessor na área pública, três representantes comerciais e setenta colaboradores com diversas atribuições. Destaca-se que há dois postos de coletas de amostras, sendo um no centro e outro no bairro Sion.

Este vereador não poderia deixar de registrar o seu reconhecimento e gratidão às diversas iniciativas de colaboração e de disposição do colega e amigo Dr. João Baptista Macuco Janini, conhecido carinhosamente como Doutor Janini em nossa cidade, cuja história profissional se confunde positivamente com a história do próprio IPD – “É o encontro do Criador e da Criatura”.

O doutor Janini é médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro – com título de especialista em Patologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Trabalhou junto com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), como Consultor Temporário do Departamento de Recursos Humanos em Washington/USA, destacando-se como planejador do Bando de “Modelo de Ensino” da OPAS.

Como médico empreendedor voltado para a Saúde Pública, participou, desde o início, do projeto para a construção do Centro de Oncologia em Varginha, através do seu prestígio e diversos contatos em Brasília e no Instituto da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro. Na área de citologia o doutor Janini foi pioneiro e precursor na realização do Exame Preventivo do Câncer do Cólo Uterino em Varginha, por meio de parceria com o Ministério da Saúde, formando multiplicadores através de cursos e treinamentos de profissionais de saúde do SUS, para uma coleta de amostras com qualidade.

Ressalta-se ainda, por fim, que o doutor Janini, juntamente com seus colaboradores capacitados e acolhedores, com o apoio incondicional de seus familiares, em especial do filho, senhor Antônio Janini, tem, ao longo desses anos, se dedicado ostensivamente, de corpo e alma, a esta causa tão nobre, que é a Saúde Pública em prol de toda a população varginhense”.

E concluiu o vereador, Dr. Armando Fortunato: Esta Moção de Aplauso é tornar público o reconhecimento desta Casa Legislativa às relevantes ações desenvolvidas por este Instituto Preventivo e de Diagnóstico durante estes 35 anos”.

Vereadores também se manifestaram

ADILSON ROSA – O doutor Janini é o próprio IPD e tem como seus seguidores o Antonio e os demais colegas que lá trabalham. O Janini é o verdadeiro precursor da medicina moderna, da medicina de diagnóstico. Trouxe a tecnologia, foi o primeiro a usar computador nos laboratórios. O Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor, a bamba de Cobalto veio graças ao doutor Janini – não tem nenhuma placa lá com o seu nome, é preciso corrigir muitas injustiças. O que quero deixar, Janini, é a minha gratidão, agradecer a Beth que o acompanha, esposa do Dr. Janini. Agradecimento em nome dos varginhenses, como representantes da população, e agradecer a Deus por você e por sua família ter vindo parar aqui na nossa cidade. Eu, como pessoa, sempre procurarei te honrar, com todos os conhecimentos, aquilo que você já trouxe de bom pra mim, para minha vida, e que eu tento passar para os meus filhos e, quiçá, para os meus netos – até agora eu não tenho nenhum, mas eu gostaria muito de deixar todo esse legado, de todas as coisas que eu pude aprender com você e procurar transferir essas coisas boas para outras pessoas também. Eu te agradeço muito e toda homenagem que a gente fizer por você ainda é pouco porque você não é um profissional qualquer, você é um benfeitor da humanidade.

HENRIQUE LEMES –Doutor. Janini, não o conheço pessoalmente, mas é muito bom, aqui na Câmara, a gente ficar sabendo das histórias das pessoas que fizeram tão bem para a nossa cidade.  Pela sua biografia, realmente o Laboratório IPD é uma família que trabalha para as nossas famílias aqui da cidade de Varginha. Nada mais justo de que esta casa homenagear essas pessoas que fazem tão bem pra nossa cidade.

JOÃOZINHO ENFERMEIRO – Não conheço o doutor Janini pessoalmente, mas trabalho com a sua equipe há dois anos e meio. Você está de parabéns junto com sua esposa e a equipe do IPD – eu trabalho na empresa Fermavi e vocês prestam um bom trabalho pra gente, com agilidade e rapidez tudo aquilo que a gente solicita.

ROMULO AZEVEDO – É muito importante reconhecer as pessoas e as empresas da nossa cidade, quando essas empresas e pessoas tem investido nossa cidade e tem prestado serviços relevantes para a nossa população. E o senhor, doutor Janini, que tive o prazer de conhecer e o conheço há bastante tempo, sei da sua competência enquanto profissional na sua especialidade, mas também como grande empresário que é, de visão muito longa. E mais que isso, doutor Janini, temos que estender essa homenagem a toda a sua família e seus colaboradores. Eu, que já estive na sua nova sede, digo que é uma sede de nível nacional. A gente vê o profissionalismo e a dedicação de todos que lá estão. Mas o senhor ainda acrescenta um pouco mais a nós varginhenses, eu acho que ao povo de todo o Sul de Minas, que é sua questão familiar. É um exemplo para nós, de homem pai de família e uma família que serve para nós de exemplo. E nesse particular quero deixar aqui um abraço especial pro meu amigo Antonio Janini e estendo a suas irmãs também. Doutor Janini, o trabalho que o senhor presta, o trabalho que sua empresa presta, não somente na área da saúde – eu me sinto aqui na obrigação de registrar os relevantes serviços que o senhor presta à Justiça do nosso Sul de Minas. Eu que advogo, a minha vocação é a advocacia, muitas vezes já vi, por parte dos juízes, dos promotores de justiça se socorrendo a sua empresa e aos seus serviços para resolver lides de suma importância – independente de valores, mas de suma importância para a vida das pessoas que muitas vezes tem que ir aos tribunais para litigar e para saber talvez a sua origem – falo aqui em exame de DNA, por exemplo. O senhor contribui com o sonho e com a vida de muitas pessoas.

CARLOS COSTA – Confesso, doutor Janini, que, quando eu passei há uns anos atrás pela avenida Princesa do Sul, eu vi aquele monstro daquele prédio, e pensei: meu Deus, precisa de tudo isso? Depois de conhecê-lo um pouco e do histórico da sua empresa, a abrangência da tecnologia, da responsabilidade e acima de tudo do valor humano da sua empresa, que é um exemplo. Varginha tem realmente a vocação para A grandiosidade, para a tecnologia, para empresas que realmente se destacam. É uma pena que eventualmente a gente passe por momentos em que algumas pessoas pensam pequeno. Mas quando a gente vê pessoas como o senhor, que investe, que faz, que salva vidas, porque através dos seus diagnósticos é que serão feitos os tratamentos que salvam a vida de milhares de pessoas – a gente tem que aplaudi-lo e parabenizá-lo, porque a grandiosidade de sua empresa representa a sua grandiosidade, doutor Janini.

ZACARIAS PIVA – A indicação de vossa excelência, doutor Janini, já era de se esperar que não colocaria em discussão a idoneidade do homenageado porque trata-se de uma pessoa extremamente respeitada há mais de trinta e cinco anos em nossa cidade. Um homem com repercussão mundial na sua sagrada profissão. Realmente Deus deve ter dado Ao senhor os cinco talentos, porque demonstrou ser mais um pouco do que nós e desenvolveu técnicas que puderam ajudar muitos dos brasileiros, o que nos faz sentirmos muito orgulhosos de vossa pessoa e da sua família. Como disse o doutor Armando e o doutor Adilson, a medicina deve muito a vossa excelência. Meus parabéns, que Deus continue te iluminando e aproveite bastante essa singela homenagem.

PASTOR FAUSTO – Gostaria de parabenizar o doutor Armando e também fazer parte dessa Moção, e dar os parabéns a todos por sua coragem de pensar grande e de fazer algo, como disse o Carlos Costa, de pensar que tamanho da construção, mas grandes homens são notados por sua coragem de sonhar grande. E também como foi dito aqui, pessoas que dependem do resultado de um exame para fazer o tratamento correto.

LEONARDO CIACCI – Em nome desta Casa quero parabenizá-lo, doutor Janini, toda a direção e todos os colabores do IPD. Eu tenho ali grandes amigos, inclusive, o Antonio Janini – estudamos juntos. É uma empresa que se preocupa, não só com a saúde, mas também com o bem-estar de seus colaboradores, pois, tem ali um ambiente de trabalho extremamente saudável, salutar, e todos ali com o único propósito de sempre melhorar o atendimento a toda a nossa população. E dentre as nossas atribuições nessa Casa Legislativa, eu sempre tenho dito, que é a de legislar, a de fiscalizar, mas, também, aquela de reconhecer o trabalho daquelas pessoas que realmente fazem a diferença na nossa cidade. Isto é até uma maneira de motivar outras pessoas também a se dedicarem a nossa comunidade tão bem quanto vocês tem feito. Essa homenagem que vocês recebem nessa noite não é de um vereador, ou de quinze vereadores, mas, sim, de toda a população de Varginha que aqui está representada e que reconhece em todos vocês este trabalho profícuo em prol de todo o povo de Varginha.

PALAVRAS DO DOUTOR JANINI

Senhor Presidente, senhores vereadores, meu caro amigo Armando Fortunato, minhas senhoras, meus senhores, meus amigos. Agradeço essa homenagem. Estou completando 35 anos em nossa Varginha. Nem Universidades e Institutos do Brasil e do exterior deram a guarida para meus projetos e sonhos como a que eu recebi dessa comunidade, particularmente cheia de calor, compreensão e tolerância. Tentei retribuir esses favores participando da idealização e construção do Centro de Diagnóstico do Hospital Regional, do Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor, do Hospital Humanitas, e como obra de meus sonhos o IPD – nosso Instituto de Prevenção e Diagnóstico.

Meu muito obrigado a todos, lembrando que membros dessa Câmara de Vereadores já me honraram, anteriormente, concedendo-me o título de Cidadão Honorário de Varginha.

Ainda, solicito suas atenções porque quero falar com os Deuses e os meus amigos. Deus mandou-me o Espírito Santo materializado na Patologia e por mim fidelizado em meu juramento, do qual releio um parágrafo: Eu juro e tomo por testemunha todos os deuses e todas as deusas estimar aquele que me ensinou essa arte. Ensinar aos que tiverem necessidade de aprendê-la. Estou completando 50 anos de Patologia, com mais de 50 mil autópsias e mais de 1 milhão de microscopias.

Transformei minha Patologia  em oráculo. Deus teve pena de tamanha crendice e desejou me proteger e ajudar nessa idolatria. Deus criou encantamento para o meu altar, mandou-me duas ninfas, amadas Gisela e Isabela. Deus criou um zeloso guardador só para mim, mandou-me um anjo chamado Antônio. Deus criou uma divindade só para mim, mandou-me uma deusa chamada Bethy. Desejo para nossas famílias, nossos netos, e netos de nossos netos, otimismo e utopismo. Muito obrigado a todos.

Sobre Assessoria