Palestra na AMV traz esclarecimentos sobre o coronavírus

WhatsApp Image 2020-03-03 at 14.22.55Promovido pela Associação Médica de Varginha, evento apresentou explanações sobre o tema para médicos e estudantes de medicina

Atualmente, uma das grandes preocupações mundiais é a expansão do coronavírus. Consciente da gravidade desta situação e da importância em repassar informações corretas sobre o tema, a Associação Médica de Varginha (AMV) promoveu nesta segunda-feira (2) a palestra “Covid 19: diagnóstico e manejo clínico”, ministrada pelo médico infectologista Dr. Luiz Carlos Coelho. Covid – 2019 foi a nomenclatura dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença causada pelo novo coronavírus.

Para o presidente da AMV, Dr. Adrian Nogueira Bueno, o objetivo da palestra é informar os médicos e estudantes para a importância do conhecimento sobre o coronavírus para melhor prevenir e lidar com possíveis casos. “É de fundamental importâncias que os profissionais de saúde conheçam as doenças que ocorrem pelo mundo, especialmente as epidemias, pois caso cheguem casos suspeitos no município, necessitará de atendimento correto”, afirmou. WhatsApp Image 2020-03-03 at 11.01.57 (1)

O novo agente do coronavírus foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Sendo assim, Dr. Luiz Carlos realizou um panorama geral com as informações mais recentes que se têm sobre o coronavírus. “No momento que os primeiros casos importados de Covid-19 começam a se confirmar no Brasil, houve por bem de fazer uma reunião científica para criar oportunidades para que, o conhecimento acumulado que já se tem, sobre a situação epidemiológica, local e regional, seja discutido pela classe médica do município, bem como uniformizar procedimentos médicos e ter as diretrizes de diagnóstico e manejo clínico da Covid-19, tanto no tratamento hospitalar como no domiciliar. Foi uma oportunidade de alinhar a classe médica no conhecimento atual da Covid-19 e novo coronavírus. Essas reuniões científicas são fundamentais como parte de um processo de resposta médica ao enfrentamento de todas as novas epidemias, com uma tranquilidade muito grande nesse momento, que ainda não é de pânico. Elas enriquecem não só o convívio, mas também cria um fluxo de informações para diagnósticos e manejo adequado para as patologias existentes”, explicou o médico.

Sobre a importância de se debater sobre o assunto, o diretor científico da AMV, Dr. Francisco Roberto Lello Santos, comentou que “frente a mais um desafio na saúde, a AMV promoveu essa palestra a fim de aprofundar sobre o tema. Os profissionais tiveram a oportunidade de esclarecer sobre a maneira correta de tratar os seus pacientes, ou seja, como se comportar, para onde direcionar, quais são as medidas de segurança e diversas situações intra-hospitalares. Também foi discutido sobre atuação no primeiro contato com o paciente na unidade básica e nos consultórios privados”.

Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados básicos para diminuir os riscos de contrair o vírus, são:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

WhatsApp Image 2020-03-03 at 11.01.54 (1)

Sobre Assessoria