Associação Médica presente no lançamento do livro de Gustavo Canalonga

Lixo 01“Revirando a lata do lixo (me encontrei)”, a autobiografia de Gustavo Tavares Canalonga, foi lançada na noite da quinta-feira (28/08), no auditório da OAB de Varginha, com a presença de diversas autoridades médicas, políticas, advogados, e outros representantes de diversos setores da sociedade civil.

O livro tem o propósito de contribuição social para o trabalho de ativista do autor, que busca conscientizar as pessoas, sobretudo os jovens, de que o contágio – Aids – pode acontecer em qualquer descuido. A ideia de escrever o livro surgiu ao notar que os jovens estão “corajosos” demais perante aos comportamentos de risco. O autor selecionou histórias das quais se poderia retirar exemplos e lições, fatos de sua conturbada história com elementos de ficção para mostrar que a Aids é uma doença que não tem cura e também não tem cara – não escolhe raça, credo e nem classe social.
Lixo 02
Algumas dessas histórias são complementadas e endossadas através de textos de alguns especialistas em áreas como a psicoterapia, a advocacia e a medicina. Marcaram presença no evento, o Dr. Adrian Nogueira Bueno, Delegado Sindical do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e Vice-presidente da Associação Médica de Varginha, o Dr. Armando Fortunato, cumprindo seu último dia como Presidente da Associação Médica de Varginha, o Dr. Luiz Carlos Coelho, coordenador do programa DST/Aids de Varginha e a terapeuta, sexóloga Dra. Adélia Maria Batista.
Lixo 03
No mesmo dia foi lançada oficialmente a Casa Amor e Vida – uma casa que tem o objetivo de acolher e dar suporte aos portadores do vírus HIV no município de Varginha e região e que tem como diretoria o advogado e vereador,  Dr. Rômulo Ribeiro, a professora Leila Cabral como vice-presidente, Gustavo Canalonga como diretor e Dr. Adrian Nogueira como diretor médico .

 

Lixo 04

A inauguração contou ainda com as presenças do Dr. Fernando Ferri – autoridade em Aids no País, que fez uma palestra sobre ‘atualidade e realidade da Aids no Brasil’. Ele é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e coordenador do programa DST e Aids do Brasil.

Foi discutida a possibilidade de instalar um mestrado a nível de universidade federal no município de Varginha sob a coordenação do Dr. Adrian Nogueira que poderá levar aos profissionais com graduação de terceiro grau se especializarem e serem multiplicadores de educação e orientação às pessoas. O curso será o primeiro mestrado a distância do País em prevenção de DST / HIV e Aids.

Lixo 05

Sobre Assessoria