Varginha realiza cirurgia inédita pelo SUS

Dr. Armando Fortunato Filho, que parabenizou toda a equipe envolvida no trabalho e principalmente os pacientes na perseverança e vitória. “Temos aqui um exemplo a ser seguido de como o trabalho de bons profissionais e a força de vontade dos pacientes modifica vidas

Dr. Armando Fortunato Filho, que parabenizou toda a equipe envolvida no trabalho e principalmente os pacientes na perseverança e vitória. “Temos aqui um exemplo a ser seguido de como o trabalho de bons profissionais e a força de vontade dos pacientes modifica vidas

   Foi realizado hoje, dia 10/07/2013, pela equipe de cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Bom Pastor, a implantação de 3 próteses traqueoesofágicas. É a primeira vez que pacientes do Sistema Único de Saúde em Varginha são contemplados. A cirurgia foi um sucesso e os pacientes passam bem.

Na parte da tarde, no anfiteatro do Hospital Bom Pastor, o coral União de Voz fez uma apresentação para a comunidade. Todos os integrantes do coral passaram por uma cirurgia de remoção da laringe e precisaram desenvolver formas alternativas de comunicação, sendo que 3 participantes foram submetidos hoje à cirurgia, com o objetivo de restabelecer a comunicação oral.

A apresentação contou também com a presença do Presidente da Associação Médica de Varginha e vereador, Dr. Armando Fortunato Filho, que parabenizou toda a equipe envolvida no trabalho e principalmente os pacientes na perseverança e vitória. “Temos aqui um exemplo a ser seguido de como o trabalho de bons profissionais e a força de vontade dos pacientes modifica vidas”, finaliza.

O coral União de Voz

O coral União de Voz é formado por um grupo de pacientes laringectomizados totais e foi criado em janeiro de 2011 pelo setor de Fonoaudiologia do Hospital Bom Pastor, com o objetivo de desenvolver a comunicação oral. O coral se reúne semanalmente no ambulatório de oncologia. “Hoje, através do exercício do canto coral, estamos trabalhando para a melhora dos padrões vocais, buscando a reabilitação plena”, diz Daniela Abreu, fonoaudióloga e musicista responsável pela criação do grupo.

Atualmente o coral é formado por 14 pacientes dos seguintes municípios: Boa Esperança, Cachoeira de Minas, Cambuquira, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Caxambu, Lavras, Nazareno, Paraisópolis, Três Corações, Três Pontas, Soledade e Varginha.

Após a apresentação foi realizada a palestra “Qualidade de Vida em Laringectomia Total” com o psico-oncologista de São Paulo, Dr. José Cruz, membro da equipe responsável pela cirurgia e que também é laringectomizado total e usuário do mesmo tipo de prótese que foi implantada hoje nos pacientes.

Sobre Assessoria