AMV realiza 2ª edição do Clube de Revista com o tema “Lesão renal aguda na UTI”

00Nesta última quarta-feira (27), a Associação Médica de Varginha (AMV) realizou sua edição do “Clube de Revista”, com o tema “Lesão renal aguda na UTI: quando dialisar?”. A palestra foi apresentada pelo nefrologista e vice-presidente da AMV, Dr. Francisco Roberto Lello Santos, e teve como debatedores os médicos Dr. Bruno Fioravanti de Paiva Pinto, Dra. Adriana Alkimim Rezende Baratti e Dra. Grazielli Valias Crabi.

“É uma responsabilidade institucional e um compromisso da AMV atuar continuamente para fortalecer a educação continuada e aprofundar nossos conhecimentos”, afirmou Dr. Gustavo Eugênio Martins Marinho, diretor científico da AMV.

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Em 2024, o Dia Mundial do Rim foi celebrado em 14 de março.

“A Associação Médica de Varginha, em concordância com essa data, elegeu o tema “lesão renal aguda: quando dialisar?”, para o nosso segundo encontro do Clube de Revista, para debatermos esse importante assunto. A lesão renal aguda é definida como a perda rápida da função renal de filtração e está presente em diversos pacientes que procuram atendimento médico. Por suas diferentes causas e apresentações clínicas variadas, elegemos uma discussão centrada na terapia intensiva. Com a presença de médicos intensivistas, destacamos o cenário da UTI, onde a mortalidade é elevada. Aprofundamos no manejo adequado para o tratamento do paciente”, explicou o médico nefrologista, Dr. Francisco Lello.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 3,1 milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo com algum tipo de doença renal.

 

Sobre Assessoria