Autoestima e Saúde Mental é tema de palestra promovida pela AMV

WhatsApp Image 2024-04-11 at 09.52.49 (1)Com o intuito de conscientizar sobre a importância de cuidarem de si e de sua saúde, a Associação Médica de Varginha (AMV) promoveu para seus associados, na última quarta-feira (10), a palestra “Autoestima e Saúde Mental: cultivando uma relação mais saudável com você mesma”. O evento foi ministrado pela psicóloga, Suzana Terumi.

“Falar de autoestima e saúde mental para os médicos é muito importante, pois a rotina deles é muito exaustiva, então o cuidado com eles mesmos fica em segundo plano. E, além dos impactos mais diretos na qualidade de vida, relacionados a alimentação, exercícios físicos e horas de sono, gera também um esgotamento emocional muito intenso, que impacta muito na vida pessoal e profissional. Então esse encontro é importante pois propõe uma pausa, um momento de reflexão, consciência e cuidados voltados para si. Pois a autoestima é a forma como cada pessoa se percebe, se sente, se avalia e se valoriza, buscando estratégias saudáveis para lidar com as divergências e ter uma relação melhor com o outro e com nós mesmos”, explicou.

O objetivo do evento foi conscientizar sobre a relação entre autoestima e saúde mental, ensinando práticas para o cultivo de uma autoestima saudável. A psicóloga apresentou algumas dicas para a melhora da autoestima, ao destacar a autoimagem, a autocrítica, a comunicação assertiva e alguns exercícios para alcançarmos a prosperidade no campo pessoal.

A palestra trouxe a importância de cuidar de si mesma, se respeitar e de reconhecer suas potencialidades. “Achei a palestra muito proveitosa. Em meio a tanta correria, estresse e ansiedades é muito importante ter uma boa autoestima, ter uma aceitação de nossas limitações e sermos mais leve no dia a dia, melhorando nossa saúde como um todo. A atenção e cuidado conosco, com atitudes simples e eficazes, irão nos fazer mais fortes e capazes. Achei a ideia da caixinha de emergência e da meditação tentando descobrir o que nos incomoda e localizando o estresse no corpo, sensacionais”, afirmou a médica e diretora social da AMV, Dra. Andrea Araújo Duarte.

Sobre Assessoria