Doenças renais podem atingir mais de 10 milhões no país

Quase 10 milhões de brasileiros podem estar doentes e não saber. Isso porque as doenças que atingem os rins, geralmente, são silenciosas, porque provocam sintomas que podem ser diagnosticados de forma incorreta. Os indícios de enfermidades nesses órgãos se parecem muito com os da gripe, como febre e tonturas e outros tipos de infecção que podem gerar pressão alta, fraqueza e cólica.Sem o diagnóstico correto, além de continuar sofrendo com os sintomas, o portador de doenças renais crônicas tem 56% mais chances de morrer de doenças cardiovasculares. Esse índice pode chegar até 136%, quando a doença já está em estágio moderado.Cecília Barbosa Aparecido, 55, já levou um susto. Depois de sentir dores fortes nas costas e na barriga, procurou um pronto-socorro e foi diagnosticada com cálculo renal. “A dor era tão forte, que cheguei a desmaiar no pronto-socorro. Era parecida com a dor do parto”, conta a empresária. Depois do diagnóstico, ela passou a seguir a principal recomendação do médico a finco: “Beba muita água”, conta. Cecília teve sorte: seu problema foi resolvido e ela poderá se prevenir de agora em diante. Contudo, segundo o censo mais recente realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o país tem mais de 90 mil pessoas passando por tratamentos de diálise, sendo que 90% delas fazem hemodiálise.

E os números podem ficar ainda piores. Estudos recentes realizados em vários países indicam que 7,2% das pessoas acima de 30 anos e 28% daqueles que têm mais de 64 anos sofrem da doença renal crônica (DRC).

Segundo José Augusto Meneses da Silva, membro e ex-presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, os rins são os órgãos responsáveis pelo equilíbrio no organismo. “Além de filtrar o sangue, os rins regulam a pressão arterial e auxiliam a medula na fabricação de novas células sanguíneas”, explica. “Os rins são essenciais para o organismo”, completa. Ele conta, ainda, que várias enfermidades renais, como a DRC, são totalmente assintomáticas até chegarem a estágios muito avançados, que acabam por demandar tratamentos mais complexos.

O problema é sério, mas a boa notícia é que as doenças renais – infecção urinária, cálculo renal, DRC e até a pressão alta – podem ser facilmente diagnosticadas. Apesar de não apresentar sintomas nos estágios iniciais, os simples exames de sangue e urina podem identificar o problema.

Serviço
Palestra. A Associação Médica de Minas Gerais recebe, hoje, às 19h, o nefrologista Milton Soares Campos para falar sobre doenças renais. A entrada é gratuita. A inscrição deve ser feita previamente: (31) 3247- 1616 ou (31) 3247-1600.

Brasil concentra esforços na prevenção da DRC
No Brasil, o Dia Mundial do Rim concentra suas forças na luta contra a Doença Renal Crônica (DRC), que consiste na perda gradual da função renal. “Geralmente associada a outras doenças como diabetes e pressão alta, a DRC faz com que os rins sofram inflamações constantes e acabem perdendo as funções. Em estágios avançados, as únicas possibilidades de tratamento são a diálise e o transplante”, disse José Augusto Meneses da Silva, membro da Sociedade Mineira de Nefrologia.

Foi pela falta de sintomas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em 2006, o Dia Mundial do Rim. Celebrado em oito de março em vários países do mundo como WKD (World Kidney Day, em inglês), o evento busca alertar a população sobre a importância do órgão e os possíveis males que o descuido com os rins podem causar ao organismo. (LA)

Fonte: O Tempo (08/03/2012)

Tags: ,

Sobre Assessoria