Dr. JOSÉ DEL FRARO

“Os que foram grandes, honrando a condição humana, permanecem vivos na memória e se incorporam no patrimônio comum”

  Por sua vida dedicada à Medicina, sempre foi visto como exemplo a uma geração de médicos, que com ele conviveu. Impossível olhar o Hospital Regional e não lembrar de seu trabalho ali realizado, seja como Médico, Cirurgião ou Administrador.

Sua presença dentro do Centro Cirúrgico era uma segurança a todos que ali trabalhavam, pois, aqueles que recorriam a ele tinham a certeza do sucesso de seu trabalho, pois, Del Fraro tinha o dom de descomplicar tudo aquilo que nos surgia com dificuldades.

Dentro de inúmeras admirações que sempre tive por ele, uma que sempre tirei como exemplo é a de, como verdadeiro médico, nunca sacrificou sua independência de caráter, respeitando sempre a sua formação médica em primeiro lugar e não a trocando por nenhuma outra atividade.

Na sua história médica, sempre será lembrado como um eterno estudante, e o exemplo maior é que nas suas férias anualmente no Rio de Janeiro, quando todos aproveitavam a praia, ele ia assistir cirurgias com o Dr. Fernando Paulino, um dos seus mestres, trazendo para Varginha técnicas novas e novos conhecimentos.

Del Fraro foi um incentivador de médicos. Eu, que tive a alegria de conviver com suas filhas, colega de sala em Varginha e Belo Horizonte da Climênia, amigo de turma da Escola da Samba Coisa Nossa da Liliana e Ariene, frequentava sua casa e era por ele tratado com carinho e amizade. Quando nos convidava para assistir suas cirurgias, era um incentivo à carreira Médica e deixava-nos com os olhos brilhantes e animados para estudar Medicina.

Além de grande cirurgião, excelente clínico. Del Fraro foi também obstetra por muito tempo. Importante lembrar que num dos Bailes de Debutantes, tão famoso e esperado no nosso Clube de Varginha, teve um ano que todas as Debutantes tinham nascido por suas mãos e nesse ano ele foi por isso homenageado.

Tive a honra de Presidir a Associação Médica de Varginha nos seus 50 anos de Formatura, homenageá-lo com uma expressiva e merecida homenagem, na qual se irmanavam os médicos de Varginha, reconhecedores de sua importância na Medicina varginhense.

Víamos nele o símbolo mais perfeito do profissionalismo que a Medicina tem. Como médico de família, clínico, cirurgião e amigo.

Com certeza Del Fraro faleceu orgulhoso de seus filhos, que honram seu nome e sua memória.

Del Fraro distribuiu um pouco de si mesmo nas cirurgias, ensinando e acompanhando os novos colegas cirurgiões. Sempre esteve a par da Medicina Especializada.

Eu, seu discípulo, amigo e colega, me curvo reverente em sinal de respeito e admiração.

Dr. Luiz Henrique de Souza Pinto

Conselheiro do CRMMG

Médico

Sobre Assessoria